22/11/2022 - Mobilidade
Floripa oferece transporte gratuito aos finais de semana durante o verão
Medida tem como objetivo melhorar a mobilidade da Capital catarinense na temporada

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Transporte gratuito aos finais de semana durante o verão

Turistas e moradores de Florianópolis terão uma opção gratuita de transporte no território da Capital nos finais de semana da alta temporada: aos sábados e domingos de dezembro e janeiro, o transporte coletivo será de graça. A medida anunciada pelo prefeito Topázio Neto começa a valer nos dias 3 e 4 de dezembro.  
 
Segundo o Município, a ação se trata de um incentivo ao uso do transporte coletivo durante o período mais movimentado do ano, em que a mobilidade urbana é mais afetada. De acordo com a Secretaria de Mobilidade, para cada ônibus circulando com capacidade total, são menos 40 veículos na rua. Dessa forma, o benefício visa diminuir o número de carros nas ruas e melhorar a fluidez do trânsito durante a alta temporada, além de representar uma economia significativa para quem utiliza o ônibus.
 
“A mobilidade tem sido um desafio de várias capitais. Em uma ilha, essa questão tem ainda mais urgência”, afirmou prefeito Topázio  “A expectativa é que esse seja o verão mais movimentado da década, nesse sentido temos que nos preparar para receber bem os turistas, sem prejudicar moradores que também trabalham durante a temporada” completa. 
 
A ação faz parte de um pacote de medidas da Capital que atua em diversas frentes para melhorar a mobilidade. Além da gratuidade nos finais de semana, serão ofertadas linhas especiais para o verão, entre elas, uma que liga o Aeroporto Internacional de Florianópolis a hotéis do centro da cidade. Segundo a administração do Município, a decisão também se baseou no sucesso do programa “Domingo na Faixa”, que oferece ônibus gratuito todo último domingo de cada mês.