05/08/2014 - Carnaval
Sorteio define ordem dos desfiles durante o Carnaval
Em 2015, começam a valer regras para acesso e descenso

foto/divulgação: Ana Carolina

Sorteio define ordem do desfile das escolas de samba em 2015

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) tornou-se um reduto do samba na noite desta segunda-feira (4). Pela primeira vez, a ordem do desfile das escolas de samba foi definida por sorteio, organizado pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf). O Governo do Estado, Prefeitura e representantes das 12 escolas também participaram do encontro.   

 

De acordo com as regras do desfile, a primeira escola a entrar na avenida será a Dascuia, campeã do Grupo de Acesso este ano e a segunda será União da Ilha da Magia, última colocada no desfile de 2014. Com o sorteio a terceira escola do Grupo Especial é a Consulado do Samba, seguida da Embaixada Copa Lord, Protegidos da Princesa e encerra com Unidos da Coloninha.  

 

O sorteio também foi realizado para o Grupo de Acesso. Abre o desfile Acadêmicos do Sul da Ilha, na sequência Palhoça Terra Querida, logo após Nação Guarani, Império Vermelho e Branco, Amigos do Caramuru e por fim, Futsamba Josefense.

 

Para o prefeito Cesar Souza Junior, a iniciativa demonstra profissionalismo e organização: “Estamos em uma nova fase do Carnaval, com menor dependência dos recursos públicos. Foi um dia histórico para o Carnaval, uma data muito esperada pela comunidade carnavalesca”.

 

“O Carnaval de Florianópolis merece o que está acontecendo neste momento. Mais do que isso, as 12 escolas juntas, realizando pela primeira vez um sorteio da ordem dos desfiles”, avaliou o presidente da Liesf, Joel Brígido da Costa Júnior.

 

No encontro, o prefeito Cesar Souza Junior anunciou, ainda, que vai assinar a cessão de uso da Passarela Nego Quirido para a Liesf. “Teremos a independência da Liga para poder organizar a maior parte da festa, antecipação, profissionalismo, dois grupos com acesso e descenso, que vai forçar as escolas a terem muita preocupação com a qualidade. Realmente é uma noite histórica, porque ela celebra a construção do que vem sendo feito. Tudo isso traz um carnaval mais forte, mais bonito e sem dúvida alguma mais profissional”, lembrou o prefeito. 

 

Ordem dos desfiles

 

Acesso — Sexta-Feira de Carnaval (13/02/2015)

1 - Acadêmicos do Sul da Ilha

2 - Palhoça Terra Querida

3 - Nação Guarani

4 - Império Vermelho e Branco

5 - Amigos do Caramuru

6 - Futsamba Josefense

 

Especial — Sábado de Carnaval (14/02/2015)

1 - Dascuia

2 - União da Ilha da Magia

3 - Consulado

4 - Embaixada Copa Lord

5 - Os Protegidos da Princesa

6 - Unidos da Coloninha