27/08/2014 - Turismo
Setur participa do Café de Negócios da ABAV/SC
Projeto Floripa Pró-Turismo foi o tema central do evento

foto/divulgação: Jefferson Severino

Projeto Floripa Pró-Turismo foi o tema central do evento

A Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina (ABAV/SC) organizou na manhã desta quinta-feira (27) o segundo 'Café de Negócios' com tema central “Floripa Pró-Turismo", com a participação de empresários, agentes de viagens e operadores turísticos. A secretária de Turismo Maria Cláudia Evangelista apresentou o projeto, tema do encontro, e o estudo da Marca Turística de Florianópolis.

 
“Atualmente estamos precisando de iniciativas como esta, de associativismo, de pessoas que, em vez de pensar individualmente, pensem em conjunto para um bem maior do mercado, do município e do nosso país”, elogiou a secretária, agradecendo ao convite feito pela ABAV-SC.
 
O Floripa Pró-Turismo,  projeto realizado em parceria com o Sebrae/SC, tem o objetivo de fortalecer o turismo receptivo na cidade. “Com esta apresentação, pretendemos instigá-los, sabemos que o mercado de agências de viagens vem-se transformando, tendo em vista também a questão da competitividade e da internet. Contudo, um dos segmentos que mais cresce e que nós temos grandes oportunidades em Florianópolis é o turismo receptivo”, avaliou a secretária.
 
O projeto atinge diretamente 5.600 micro e pequenas empresas e entre as ações estão a criação do observatório do turismo, elaboração do inventário turístico, criação e execução do plano de marketing, a organização do receptivo, o benchmarking - que consiste no estudo das melhores práticas e que podem ser aplicadas em Florianópolis -e promoção turística da cidade, além do incentivo à inovação e à gestão do turismo.

O vice-presidente da ABAV/SC, Luiz Carlos Padilha, destacou na abertura do evento que a intenção do café foi a de aproveitar o momento para trocar experiências com os participantes, assim como aproximá-los e buscar novas ideias para serem desenvolvidas e trabalhadas no turismo, não só da cidade, mas também do Estado.
 
Marca Turística

A secretária falou também sobre a elaboração da Marca Turística de Florianópolis e convidou os presentes a participar do processo de sua construção. O estudo é realizado em parceria com o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Santa Catarina Turismo S/A (Santur).