22/09/2014 - Turismo
Ponto turístico no Centro histórico é revitalizado e entregue a comunidade
Figueira centenária recebeu tratamento durante cinco meses

foto/divulgação: Jorge Pires

Banda da PM faz homenagem durante entrega da Figueira na Praça XV

A figueira da praça XV de Novembro foi entregue à comunidade pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), na manhã desta segunda-feira (22).

 

O trabalho de revitalização da Praça XV, um dos principais pontos de encontro de visitantes e moradores no Centro histórico da cidade, proporcionou além de uma melhor qualidade de vida as plantas locais, a valorização do patrimônio histórico da Capital e, também, um ambiente mais agradável e estruturado para receber os turistas que frequentam a região.

 

Após cinco meses de intensos trabalhos, em uma parceria entre a Prefeitura e Lojas Koerich, adotante da praça, a velha figueira foi entregue totalmente revitalizada para a cidade. O trabalho, iniciado em maio deste ano, traz, segundo o biólogo Luiz Pazzini, da Floram, uma perspectiva de sobrevida de mais 150 anos à árvore símbolo de Florianópolis, que já conta 143 anos.

 

Etapas

 

A primeira etapa dos trabalhos, em maio, foi um tratamento fitossanitário que executou as podas de galhos secos e a retirada dos parasitas do caule e das ramas, seguida da substituição de suas escoras por outras mais resistentes e com proteções que evitam o contato da árvore diretamente com o metal das hastes.

 

Posteriormente, passou por um processo de dendrocirurgia para interromper o ciclo de danos causados por fungos, brocas e bactérias e estimular sua recuperação. A dendrocirurgia consistiu na aplicação de uma mistura de sulfato de cobre e cal virgem, o que emprestou um tom azulado à árvore.

 

A última etapa foi à lavagem do piso petit pavé, podas e o plantio de mudas decorativas em seus canteiros.

 

Todo o trabalho de revitalização foi executado por uma empresa contratada pela Koerich, sob a supervisão do Departamento de Praças e Arborização Pública da Floram.

 

Com informações: Floram


galeria de imagens