18/09/2014 - Turismo
15ª Fenaostra é lançada com eleição da Corte
Evento ocorre dos dias 8 a 12 de outubro, no Centrosul

foto/divulgação: Petra Mafalda

Fenaostra ocorre de 8 a 12 de outubro, no Centrosul.

Com a escolha da rainha e das princesas, foi lançada na manhã desta quinta-feira (18) a 15ª edição da Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana - Fenaostra, que acontece entre os dias 8 a 12 de outubro, no Centrosul. A solenidade de lançamento aconteceu no Museu da Escola Catarinense e contou com a presença do prefeito Cesar Souza Junior e dos secretários municipais Maria Cláudia Evangelista (Turismo), Luiz Moukarzel (Cultura) e Rodolfo Pinto da Luz (Educação).

 

No evento, com a presença de pelo menos uma centena de pessoas, foi eleita a Corte da 15ª Fenaostra: Violeta Bela, 24 anos, como rainha; Juliana Policastro, 23 anos, como 1ª princesa; e Thaiza Wilwert, 24 anos, como 2ª princesa.

 

“Esta festa se reencontrou com as suas origens, sua raiz. Não é uma festa de atrações nacionais, mas sim uma festa da cultura local. É a festa do produtor de ostras participando dos seminários técnicos, dos nossos empreendedores, proprietários de restaurantes, que mantêm o comércio da cidade o ano inteiro, dando uma ênfase especial a nossa gastronomia. Este ano vamos ter uma programação especial para as crianças, por meio do Espaço Kids, e também a contação de histórias no Espaço Literário. Declaro, então, aberta a programação oficial da Fenaostra, através deste lançamento, e convido a todos para participar e prestigiar a festa mais florianopolitana, vivendo a sua essência”, disse o prefeito no ato de lançamento.

 

Abrindo as festividades de outubro em Santa Catarina a Festa aproveita os turistas que vem ao Estado, neste período, para apresentar a cultura local, a gastronomia e os artistas da região, para que eles possam vivenciar os costumes açorianos.

 

A secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, disse que é importante que a Capital esteja inserida na rota das festas de outubro de Santa Catarina, fazendo com que os visitantes iniciem este roteiro por Florianópolis.

 

“Este lançamento transmite aquilo que realmente queremos mostrar, que é ter um dia de manezinho da Ilha, valorizar a nossa cultura, nosso artesanato, a nossa gastronomia e música. A Fenaostra tem este objetivo, de fazer com que as famílias se reúnam e valorizem cada vez mais as nossas tradições. Serão cinco dias de festa, tendo como a grande novidade este ano o Jardim da Cachaça, para valorizar a cachaça artesanal, além das ostras, proporcionando aos participantes uma experiência gastronômica completa”, frisou.

 

Além de acolher os visitantes e a população, com muito entretenimento e a gastronomia, a Fenaostra é uma oportunidade, também, de promover e divulgar o destino, fortalecendo a sua identidade cultural e incentivando a perpetuação da mesma. Realizada pela primeira vez em 1999, resgata a cultura tradicional da cidade e a gastronomia local, com destaque ao molusco que dá nome ao evento. A estimativa é de que neste ano a festa suplante em visitantes a edição do ano passado, que recebeu mais de 35 mil pessoas.

 

Seminário


Na manhã de abertura do evento, 8 de outubro, será realizado o seminário técnico promovido pelo Igeof e a Epagri, com o tema Ordenamento das áreas. Na ocasião, serão oferecidos cursos e palestras para os profissionais da maricultura, que receberão certificação ao final.

 

O Igeof realizou uma parceria, também, com o Projeto Bloco Verde – Blocaus, para reaproveitar todas as cascas de moluscos recolhidas no evento transformando-as em blocos ecologicamente corretos para serem usados na construção civil.

 

Atrações 

Haverá na festa a apresentação do boi de mamão, pau de fita, stand up comedy, além das atrações e bandas locais, valorizando a nossa cultura.

Para as crianças, haverá um espaço especial, com muitas brincadeiras, que estimularão a imaginação, a exemplo do trabalho desenvolvido na edição anterior. Brincadeiras com jogos de madeira, jogos típicos como pé de lata, três marias e elástico, são algumas das que irão garantir a diversão da garotada. Haverá também um espaço literário, destinado a contação de histórias, da literatura catarinense e Ilhéu, como Franklin Cascaes.

Já as oficinas de arte, realizadas de hora em hora, vão resgatar as tradições dos manezinhos com a confecção de pipas, peteca, pão por Deus, pintura e desenho, papel marchê, argila e barro, dobradura, bonecos com casca de ostras, música e reciclagem de garrafas pet e papel.

Restaurantes

A Festa contará com 20 espaços gastronômicos, como restaurantes, quiosques, caminhão do peixe e outras atrações. Haverá, ainda, um boteco típico durante o evento. Confira alguns participantes desta edição:

Crepes Mania
Temakin
Bacalhau do Sassá
Fratelli
Santo Doce
Rancho Açoriano
Freguesia Bar e Restaurante
Fratellanza Italiana
Imigrantes Buffet
Mané Carioca
Açores Bar e Restaurante
Bar e Restaurante Vereda Tropical
Rancho da Ostra
Villa do Porto
Cafeteria da Iha
Cervejaria Original

Rancho do Pescador


O espaço irá contar a história e o processo de cultivo da estrela da festa, a ostra. No espaço, será reproduzido, também, um documentário elaborado por alunos de quatro unidades escolares da rede municipal de ensino. A iniciativa possibilitou a essas crianças o conhecimento sobre a atividade da maricultura, especificamente neste projeto, o cultivo da ostra, contribuindo no processo de aprendizagem delas.

Ostra em Florianópolis

A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano. A cidade possui o título de Capital Nacional da Ostra.

O molusco começou a se tornar mais frequente na mesa dos catarinenses a partir do início da criação local das ostras e desde 1988 a reprodução é feita com sucesso em Florianópolis.

Os bairros de Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha são os principais núcleos de produção da Capital.

 

Patrocinadores e Apoiadores


A Fenaostra é realizada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, e conta com o patrocínio, no valor de R$ 120 mil, das empresas Arteris e Ambev.

 

Os apoiadores do evento são: Secretarias de Cultura, Educação e Pesca, além do Igeof, Guarda Municipal, Polícia Militar, Abrasel, SESC, Senac, Sebrae, Ministério da Pesca e Funturismo.

 

Saiba Mais no site da Fenaostra: http://www.pmf.sc.gov.br/sites/fenaostra/

Curta a página da festa no facebook: www.facebook.com/fenaostraflorianopolis


galeria de imagens