30/03/2015 - Turismo
Prefeitura apresenta resultado da temporada
Relatório descreve todas as ações realizadas durante a Operação Presença - Verão 2015

foto/divulgação: Ana Carolina

Secretaria de Turismo apresenta resultado da temporada

A temporada em Florianópolis fechou com números positivos. Concluída a Operação Presença – Verão 2015, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo apresentou os resultados e reuniu em um relatório as ações realizadas durante a operação.

 

No decorrer de 2014 foram realizadas 11 reuniões técnicas, desde o mês de agosto, envolvendo quase 70 entidades para coordenar, definir as prioridades e estabelecer um cronograma de ações durante a temporada.  

 

“Não há dúvidas de que a operação foi um sucesso. O planejamento e a execução de ações antecipadamente trouxeram os bons resultados”, avaliou a secretária de Turismo, Zena Becker. 

 

Entre os assuntos mais evidentes na mídia destacam-se o planejamento nas ações conjuntas para evitar a falta de água e energia, coleta de lixo, presença de guarda-vidas nas praias, sinalização do mar e a criação da linha de ônibus aeroporto-centro.

 

“A participação maciça dos órgãos durante as reuniões de planejamento foi fator decisivo para o sucesso da ação”, disse a secretária adjunta de Turismo e coordenadora da operação, Luciane Camilotti.

 

Segundo a Capitania dos Portos, 2001 embarcações foram abordadas nessa temporada, dessas 312 apresentaram alguma irregularidade e outras 31 foram apreendidas. O comandante da Capitania, Joares Pereira de Mello, comemora os resultados. “Registramos apenas dois acidentes sem vítimas nesse verão e graças ao trabalho com a Prefeitura conseguimos garantir a segurança que o nosso turista precisa”, disse.

 

Dentro da operação ainda há uma ação coordenada pelo Instituto de Geração de Oportunidades, Igeof, o qual diminuiu a incidência de fraudes nos pescados de 40% para 6%, em comparação ao último ano. A Polícia Civil realizou o cadastramento de moradores de rua, medida que levou muitas dessas pessoas ao destino de origem por meio da ação da Secretaria de Assistência Social. 

 

“Encerramos a Operação Presença 2014/2015 no mais absoluto sucesso. A fórmula já temos, agora é planejar a próxima, aprofundar ainda mais, corrigir o que não caminhou bem e esperar o próximo ainda melhor. Fizemos um verão de orgulhar a nossa cidade”, considerou o prefeito, Cesar Souza Junior. 

 

Clique aqui e veja o relatório final.