13/04/2015 - Patrimônio
Museu da Cidade: PMF e Sesc assinam concessão
Órgão do comércio terá direito ao uso do prédio por 20 anos

foto/divulgação: Marco Antonio Zanfra/PMF

Museu vai ocupar antigo prédio da Câmara

A Prefeitura de Florianópolis e o Sesc (Serviço Social do Comércio) assinam nesta terça-feira (14), às 13h30, no gabinete do prefeito, o contrato de concessão da Casa de Câmara e Cadeia, local que vai abrigar o Museu da História da Cidade.

 

A instituição venceu a licitação com o lance de R$ 9 milhões e a concessão é para os próximos 20 anos. A partir da assinatura do contrato, o Sesc deverá implantar o Museu em até dois anos.

 

A proposta é transformar a antiga Casa de Câmara e Cadeia num equipamento cultural interativo, dinâmico, aglutinador de tecnologias e mídias contemporâneas. Todos os recursos tecnológicos serão gerados em mídias de última geração, contendo as opções em português, espanhol e inglês.

 

O museu é inspirado em modelos aplicados em destinos turísticos e culturais de referência, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, Museu do Ouro no Peru e Museu das Telecomunicações no Rio de Janeiro.

 

Restauração

 

Desde setembro de 2014, mais de 20 pessoas trabalham no palácio de 900 metros quadrados da Casa de Câmara e Cadeia, na praça XV de Novembro, para deixar o prédio em condições de transformar-se num museu de referência para a região.

 

As obras de restauração têm prazo de conclusão previsto para março de 2016, no mesmo ano em que Florianópolis celebra seu 290º aniversário. O investimento é de aproximadamente R$ 7 milhões.

 

Além do restauro da edificação já existente, a obra prevê um anexo de 225 metros quadrados. Lá, haverá café, área de apoio administrativo para o museu, banheiros adaptados e um elevador.