14/04/2015 - Turismo
Crianças da rede municipal participam de projeto turístico
Turismo começa a ser assunto dentro e fora da sala de aula

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Crianças da rede municipal de ensino participam de passeio turístico

A Prefeitura promoveu na manhã desta terça-feira (14) um passeio turístico para alunos da rede municipal de ensino. A primeira ação do projeto foi com 40 crianças de cinco e seis anos da creche Monteiro Lobato, no Carianos.

 

O objetivo é difundir o turismo e a relevância do setor para a cidade desde a escola. Além de conhecer os pontos turísticos, a ideia é sensibilizar os alunos sobre o valor dos atrativos para a cidade e a importância da conservação.

 

“Unimos o turismo, a cultura e a educação para que as crianças aprendam, desde cedo, como preservar e cuidar do destino onde moram”, afirmou a secretária adjunta de turismo de Florianópolis, Luciane Camilotti. 

 

O trajeto guiado começou pela Lagoa da Conceição, passou pela praia da Joaquina, onde os alunos pararam para um lanche, seguiram pela praia Mole e passaram pelo Centro Histórico e pelo Parque da Luz. Durante o trajeto as crianças ouviram a história da cidade e curiosidades sobre o lugar que moram.

 

"Conhecer a cidade de Florianópolis a partir da educação infantil reforça a importância de valorizar desde pequeno a história da Capital. Essa proposta fortalece o que já realizamos na rede municipal de ensino, que é levar aos alunos experiências concretas sobre a cultura local", disse a secretária adjunta de Educação, Maria José da Costa Brandão.

 

A ação é uma iniciativa integrada entre as Secretarias de Turismo, Mobilidade e Educação, em parceria com a empresa Floripa by Bus. O projeto conta com o apoio do Floripa Convention & Visitors Bureau, Consórcio Fênix e da empresa Soulvenir. 

 

"Esta é uma ação social que mostra a importância do turismo às crianças. Em alguns anos serão eles quem receberão os turistas e desde já precisam entender e conhecer a relevância que isso tem para a cidade e região", destacou o presidente do Floripa Convention, Marco Aurélio Floriani. 

 

A intenção é que pelo menos 600 alunos da educação infantil e fundamental participem do projeto. Neste mês há outro passeio marcado para o dia 28, com alunos do NEI Judite Fernandes de Lima, do bairro João Paulo. Em 2014, 30 professores representando 12 escolas da rede municipal de ensino participaram da primeira ação do projeto.  


galeria de imagens