31/07/2015 - Turismo
Parque Beira-mar: licenciamento protocolado
Prefeito formalizou o pedido junto à Fatma nesta sexta-feira

foto/divulgação: Mauro Vaz

Prefeito formaliza contato com presidente da Fatma para solicitar licenças do Parque Urbano Beira-mar

O prefeito Cesar Souza Junior manteve nesta sexta-feira (31) o primeiro contato com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), para buscar as licenças ambientais e os definir os estudos necessários que devem ser apresentados para dar andamento ao projeto que prevê a construção do Parque Urbano na Beira-mar Norte.

 

Além do presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, participaram do encontro a secretária de Turismo, Zena Becker, o presidente da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), Mané Ferrari, a diretora de licenciamento da Fatma, Ivana Becker, e a arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Habitação, Cibele Assman Lorenzzi. A tônica da reunião foi o debate sobre os fundamentos e princípios do projeto do Parque Urbano.

 

A área escolhida para a implantação do parque passou por uma avaliação criteriosa, segundo o prefeito. “Para seguir adiante com este projeto, buscamos uma área com menor necessidade de interferência possível. Avaliamos outras duas regiões, mas este local em específico é o que oferece uma estrutura que terá um menor impacto ambiental, pois se trata de uma região já aterrada, e com menor necessidade de dragagem. O local também oferece um menor impacto com relação à mobilidade, pois, com a implantação do projeto, haverá uma integração de modais, com o futuro transporte marítimo, ciclovia, circulação de pedestres e a ligação com o anel viário que passará em frente ao local”, disse Cesar Souza Junior.

 

O projeto Parque Urbano Beira-mar será concebido por meio de uma parceria público-privada. Ele contará com 400 vagas para veículos e 400 vagas molhadas, sendo 60 delas destinadas ao uso público. Com sua implantação, serão gerados ao todo 1.600 empregos diretos e 3.200 indiretos – quatro diretos e oito indiretos para cada vaga molhada.

 

 “Hoje, inicia-se uma discussão que a cidade já vinha há muito tempo pedindo, se é viável ou não, se é de interesse do município ou não. Acho que o fato de já iniciarmos esta discussão é importante. Vamos avaliar a proposta apresentada, dar o nosso posicionamento enquanto órgão ambiental, seguindo os trâmites legais. Nossa avaliação irá dizer quais os estudos necessários para o projeto ir adiante, mas percebemos que a área já tem um levantamento aprofundado quanto às suas características”, disse Alexandre Waltrick.

 

Além de estar pautado em menores impactos ambientais, o projeto está aliado a um ponto estratégico da cidade. “O Parque Urbano ficará próximo à via gastronômica da rua Bocaiúva, à rede hoteleira do Centro, aos atrativos turísticos históricos da cidade, além de ter uma integração com os diversos modais”, destacou a secretária de Turismo, Zena Becker.

 

Na próxima semana, a Prefeitura entrará em contato com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Patrimônio da União, onde buscará outras licenças que também serão necessárias para o projeto.