09/02/2016 - Carnaval
Unidos da Coloninha é a campeã do Carnaval
Desfile das campeãs ocorre nesta terça, na Nego Quirido

foto/divulgação: Mafalda Press

Os Protegidos da Princesa é a vice-campeã de 2016

O enredo voltado aos desejos concedeu à Unidos da Coloninha o título de campeã do Carnaval 2016. A escola, que no anterior perdeu o título devido a falta de uma componente na Ala das Baianas, deu a volta por cima este ano, e com muita garra, samba e um colorido especial nas alegorias, venceu com 268,1 pontos, diferença de seis décimos com relação à segunda colocada, Os Protegidos da Princesa, que conquistou 267,5 pontos. Em seguida, veio a Embaixada Copa Lord (267,2), Dascuia (264,9), Nação Guarani (263) e a União da Ilha da Magia (262,9) – esta última foi rebaixada para o Grupo de Acesso.

 

É indescritível quando você leva um título, persevera, por não ter levado no ano passado, esta comunidade maravilhosa e que não mediu esforços para trabalhar e fazer com que nos consagrássemos campeã do Carnaval”, declarou o presidente da Coloninha, Sérgio Roberto da Cunha.

 

A disputa acirrada entre as escolas, contada voto a voto, também contou com as sanções de penalidade concedidas àquelas que não haviam cumprido o regulamento por completo. A União da Ilha da Magia, por exemplo, perdeu cinco pontos por ter desfilado com menos componentes do que o previsto, o que a fez cair da segunda colocação para o rebaixamento, já que foram descontados aqueles pontos.

 

Já no Grupo de Acesso, a emoção foi ainda maior, pois a Consulado do Samba, rebaixada no ano passado e que levou a primeira colocação, com 268 pontos, retorna em 2017 ao Grupo Especial. Em seguida, vieiram a Acadêmicos do Sul da Ilha (265,8), Futsamba Josefense (263,6) e a Império Vermelho e Branco (258), que caiu para o Grupo de Acesso A.

 

Neste último grupo, o título de campeã foi entregue à Jardim das Palmeiras, com 266,8 pontos, tendo na sequência a Amigos do Bom Viver (265,2), Unidos do Morro do Céu (264,5), Amocart (263,8), A Nossa Turma (258,7), Filhos da Lua (255,4) – que foi desligada da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis por não ter cumprido 100% do regulamento, no quesito referente ao número de componentes mínimos no desfile – e a Imperadores de Jurerê, que ficou na sétima posição, com 249,4 pontos.

 

Além da classificação das escolas de samba, foi realizada a entrega dos troféus do cidadão e cidadã samba, sendo que neste ano ambos os eleitos são os representantes da Embaixada Copa Lord, Negro Gê e Ju Joy.

 

"Era um sonho meu ser uma pessoa reconhecida dentro da minha escola. Só tenho a agradecer pelo carinho de todos e a compreensão, porque muitas vezes eu não podia estar no barracão para honrar com os compromissos, mas hoje fomos reconhecidos mais uma vez”, destacou o cidadão samba, Negro Gê.

 

Já a cidadã samba, Ju Joy, ressaltou que foi maravilhoso ter participado e vencido a disputa. “É um título que representa o samba e é para isso que a gente está aqui, para que a nossa cultura se perpetue, que o samba no pé não acabe e que o nosso Carnaval seja cada vez mais rico. Este prêmio é só o resultado do amor que a gente tem pelo samba e pela nossa Embaixada Copa Lord.”

 

O troféu Tamborim de Ouro, concedido pelo Berbigão do Boca à melhor bateria dos desfiles, foi entregue à escola Os Protegidos da Princesa. Cerca de sete mil pessoas acompanharam a apuração dos votos, vibrando com cada nota e título conquistado.

 

Extremamente positivo o que foi apresentado pelas escolas de samba, um nível acima da média. O terceiro grupo foi uma realidade, mostraram o potencial de ser, no futuro muito próximo, capazes de pertencer ao Grupo Especial, como aconteceu com a União da Ilha da Magia e a Dascuia. Em uma avaliação prévia, a gente já percebe que o Carnaval foi um sucesso, recorde de bilheteria, com 25 mil pessoas no desfile especial. Quem ganha com isso é o Carnaval e a nossa cidade”, ressaltou o presidente da Liesf, Joel Costa Júnior.

 

A secretária Municipal de Turismo, Zena Becker, destacou a importância da realização dos eventos de carnaval. “Percebemos a profissionalização destes eventos, que não perderam seu brilho e suas proporções, mesmo com a redução dos recursos públicos. É fundamental que ocorra esta interação entre o público e o privado, pois vivemos em uma cidade turística, e portanto é necessário investir nas atrações para que se tenha um retorno financeiro para a cidade, girando a economia e mantendo as estruturas básicas do município ao longo do ano”, disse.

 

Desfile das campeãs

 

Nesta terça-feira (9), a partir das 21 horas, ocorre o desfile das campeãs na Passarela Nego Quirido.


galeria de imagens