11/10/2016 - Turismo
Bandeira Azul: Lagoa do Peri mantém certificação
Selo é concedido a praias e marinas sustentáveis em todo o mundo

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Lagoa do Peri tem renovado o título obtido em 2015

Certificada no ano passado como balneário sustentável, a Lagoa do Peri, no Sul da Ilha, acaba de confirmar essa condição e recebe novamente o selo Bandeira Azul. O júri internacional da certificação esteve reunido em Copenhagen, na Dinamarca, e concedeu na última semana o selo a outros pontos do Brasil para a temporada 2016/17.


Entre os que receberam a certificação estão o0s novatos praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador (BA), a Praia Grande, em Governador Celso Ramos (SC), e o Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis (SC).

Além da Lagoa do Peri, outros seis destinos tiveram a sua certificação renovada: a Praia do Tombo, no Guarujá (SP), a Prainha, no Rio de Janeiro (RJ), a Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos (SC), a Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ), e a Marinas Nacionais, no Guarujá (SP). A Lagoa do Peri é uma das opções de lazer para as famílias não só durante a temporada, mas ao longo do ano.

 

A Bandeira Azul é considerada a mais importante da categoria em todo o mundo e é atribuída, anualmente, por uma organização não governamental às praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos socioambientais, entre eles limpeza, qualidade da água, ações ambientais e turismo sustentável. Com as novas certificações e renovações, Santa Catarina passa a ter quatro bandeiras hasteadas, Rio de Janeiro e São Paulo, duas cada e a Bahia, uma bandeira.

 

Para ser certificada, a praia ou marina deve passar por três instâncias de avaliação, começando pelo operador nacional do programa que encaminha a inscrição para o júri nacional e, finalmente, o júri internacional. No Brasil, o programa é operado, desde 2004, pelo Instituto Ambientes em Rede, de Florianópolis.

 

Fonte: Ministério do Turismo (MTur)