04/10/2021 - Turismo
Prefeitura de Florianópolis lança programação do Verão da Virada 2022
Passaporte de Vacinação será obrigatório para eventos com mais de 500 pessoas, como medida de garantir a segurança sanitária da munícipes e turistas

foto/divulgação: Cristiano Andujar / PMF

Verão da Virada 2022

 

Após uma temporada de verão sem eventos e com fiscalização intensa para garantir as medidas de segurança sanitária na cidade por conta da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Florianópolis lança, nesta segunda-feira, 4 de outubro, a programação de ações para retomada econômica e turística do final de ano, o Verão da Virada.


A volta da programação de verão está sendo planejada em conjunto com o avanço da vacinação e melhoria nos dados da Covid-19 na cidade. Em pesquisa realizada pelo Instituto Votorantim, Florianópolis foi classificada como a Capital brasileira mais eficiente no combate à pandemia, a partir de índices que se baseiam no número de mortes e medidas tomadas pelos gestores públicos. O conjunto entre o trabalho eficaz do SUS municipal e boa adesão da vacinação pela população, resulta no melhor índice do sul do país, com 76,13% dos adultos e 60,87% da população geral com esquema vacinal completo.


“A população vem respondendo muito bem à vacinação, e os dados seguem positivos. Agora já estamos pensando na retomada do setor econômico e turístico, mas precisamos fazer isso com responsabilidade, sem deixar de lado a segurança sanitária”, afirma Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis. 


Passaporte da Vacina


A Prefeitura de Florianópolis irá exigir que estabelecimentos comerciais cobrem que clientes apresentem comprovante de vacinação de Covid-19 para acessarem eventos com público maior do que 500 pessoas. A medida visa garantir um menor risco de contágio e maior segurança sanitária para os clientes, sem comprometer a retomada econômica da cidade.


Regras: O Passaporte da Vacina será cobrado a partir de 16 de novembro. Serão exigidas as 2 doses para adultos e 1 dose para menores de 18 anos, pois ainda não terá dado o prazo para a segunda dose de todo esse grupo. A comprovação será feita pelo aplicativo Conecte SUS. Outros eventos/comércios com capacidade menor do que 500 pessoas que queiram exigir a vacinação, poderão ganhar um selo de Local Seguro, para ficar exposto na frente do estabelecimento e divulgado no site da PMF.


Saúde


Fiscalização sanitária: A Vigilância em Saúde, que está à frente das forças-tarefas de fiscalização da Prefeitura de Florianópolis em estabelecimentos para garantir o cumprimento das medidas sanitárias, intensificará as ações durante a temporada de verão, principalmente em balneários.

Atendimento: Atualmente, o SUS municipal tem o maior efetivo de profissionais de saúde de todas as temporadas. Desde o começo da pandemia, foram contratados 725 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros. Há ainda vagas de cadastro reserva, em que profissionais podem ser chamados, conforme demanda, para atuação imediata. Além dos munícipes, todos os turistas que procurarem o SUS municipal (UPAs ou Centros de Saúde), terão atendimento, tanto para casos relacionados à Covid-19 quanto outras emergências. 


Eventos:


Réveillon: A tradicional queima de fogos da virada do ano será realizada na baía norte, com visualização da Beira-Mar Norte e Continental. Neste ano, por segurança e maior controle da Prefeitura, a ação será exclusiva nesses pontos, sem queima de fogos nos bairros. Também não haverá show. O processo licitatório já está em andamento, e no caso de piora nos números da pandemia, o evento será cancelado. A decisão definitiva será divulgada no final de outubro. 

Carnaval: O evento deve contar com a realização dos blocos de rua e também do desfile das escolas de samba na Passarela Nego Quirido. A confirmação oficial vai depender do aumento no número de vacinados e diminuição dos riscos. 


Preparação das praias


Estrutura: Antes da temporada começar, serão instalados cerca de 40 chuveiros e 200 banheiros químicos nas praias. Mais de 140 quiosques também estão sendo preparados para instalação. Para garantir que todas as entradas das praias estarão com a manutenção em dia, uma força-tarefa será feita para limpeza e reparos. A iluminação das orlas também será revisada e intensificada. 

Ambulantes: A Superintendência de Serviços Públicos de Florianópolis irá lançar os editais de ambulantes de praia ainda nesta semana. Serão 831 vagas, para 22 praias. A data do sorteio está sendo definida, mas também deve ser divulgada nesta semana. 

Acessibilidade: Em uma parceria da Prefeitura de Florianópolis com o Corpo de Bombeiros de SC, o Projeto Dax um Banho proporciona que cadeirantes aproveitem o dia de praia com a ajuda de guarda-vidas, sendo levados por meio do Programa Porta a Porta. Serão 12 pontos, ainda em definição, em que pessoas com deficiência poderão ter acesso a este serviço durante a temporada.

Operação Veraneio: Corpo de Bombeiros de SC irá atuar com 350 guarda-vidas em 42 praias. Os profissionais contarão com seis embarcações de resgates, 10 motos aquáticas e cinco quadriciclos.  
Planejamento turístico

Selo Turismo Legal: O projeto funciona a partir do cadastramento de veículos de turismo de passageiros de todas as cidades, exceto Florianópolis. Assim, há controle por parte da Prefeitura sobre número de turistas vindos de ônibus, e data de chegada e partida dos mesmos. Neste período de implantação, o selo é gratuito e a fiscalização dos veículos será realizada pela Guarda Municipal de Florianópolis e Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano. 

Realidade aumentada: A Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico irá implantar em cinco pontos da cidade uma ferramenta de realidade aumentada apresentando atrativos turísticos da cidade. Os locais de implantação são a Ponte Hercílio Luz, Mercado Público, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e letreiro da Beira-mar Norte. 

Voos diretos: De acordo com a Floripa Airport, considerando as rotas domésticas, a recuperação do número de voos no Aeroporto Internacional da Capital deve chegar a 95% do que foi operado em 2019 na alta temporada. Na última sexta-feira, a concessionária, junto com a cia aérea Azul anunciou o lançamento de 10 novas rotas diretas no aeroporto, algumas nunca antes voadas em Florianópolis, como Recife, Cuiabá e Goiânia, além de 4 novos destinos do Rio Grande do Sul e 3 do Paraná. Também haverão destinos diretos internacionais, que serão divulgados pelo Floripa Airport. 


Esporte e Lazer


Programa Passarela de Férias: O programa tem o intuito de ocupar o complexo da Passarela do Samba Nego Quirido, proporcionando atividades esportivas para as crianças das comunidades da Capital durante as férias escolares. A previsão de início é final de novembro. As informações de inscrição e data oficial serão divulgadas em breve. 

Quadras de esporte: Atualmente são 12 arenas de areia de areia na cidade, instaladas em praias e outros espaços públicos. Para a temporada, serão instaladas mais quadras de areia e todas as praias da Capital terão o espaço. Elas terão manutenção constante para a prática, como parte do cronograma de verão da Prefeitura. 

Lançamento do calendário de Esporte, Cultura e Lazer: A Prefeitura de Florianópolis irá lançar o calendário de eventos no início de novembro, com um evento de surf mundial, e seguirá com o calendário de eventos de verão até o fim de março.


Mais segurança


Fiscalização: A Secretaria de Segurança Pública intensifica a fiscalização de ambulantes e de estacionamentos de trânsito em balneários, durante a temporada de verão.

Guarda Municipal: A GMF, em parceria com a PM, irá intensificar rondas em praias, pontos turísticos e outros espaços públicos. A GMF já conta com uma base fixa no Norte da Ilha, e neste verão terá também uma base itinerante para auxiliar na atuação no Sul e Leste. A atuação da GMF já passou a ser 24h, e permanecerá assim. Ações da Blitz Lei Seca serão intensificadas em balneários.  

Chuvas: A Defesa Civil da Capital está preparando o efetivo para atuar em possíveis emergências decorrentes das chuvas de verão. 

Acolhimento: A Secretaria Municipal de Assistência Social está estruturando uma nova equipe de sensibilização que ficará rondando praias do Norte da Ilha, onde usualmente há mais registros de pessoas em situação de rua durante o verão. Nestes locais os profissionais irão entender e encaminhar as demandas e, se aceitarem, oferecer acolhimento. As abordagens do Resgate Social seguirão por 24h todos os dias, em todas as regiões da cidade. No Centro, as equipes de abordagem irão seguir oferecendo os serviços de Assistência Social e encaminhando para acolhimento.


Meio ambiente


Coleta de lixo:
Durante a temporada, a oferta de serviço de coleta de lixo convencional em balneários será ampliada, com aumento de três para seis vezes por semana.

Manutenção: Será realizada manutenção periódica de unidades de conservação, praças e parques, além da manutenção da vegetação em região de orla, plantio de grama e mudas de flores.
Limpeza praias: As praias terão a limpeza e manutenção intensificadas, como recolhimento de lixo e mutirão de limpeza. 


Infraestrutura:


Obras: Liberação da Avenida das Rendeiras, Acácio Garibaldi e Via Expressa Sul, para não haver comprometimento do trânsito. Entrega da primeira parte das obras da Estrada Francisco Thomas dos Santos, que liga o Ribeirão da Ilha ao Pântano do Sul.

Manutenções: Instalações de novas academias ao ar livre em bairros de praia, recuperação de calçadas em ruas de orlas e acesso a praias, e recuperação e construção de decks em orlas. 


Mobilidade


Sinalização: Serão realizadas melhorias em sinalização vertical e horizontal nas e orlas das praias, além de manutenção e melhorias na sinalização de destinos e pontos turísticos. 

Transporte coletivo: Até a temporada será feita ampliação de linhas e horários de ônibus que atendem balneários, criação de linhas para atendimentos específicos, como rotas gastronômicas, e ampliação de linhas e horários para descolamento entre aeroporto, região Central e balneários. 

Educação:



Educar no Verão: O projeto da Secretaria Municipal de Educação para atendimento de crianças da Rede Municipal de Ensino durante as férias escolares irá funcionar, com oito unidades abertas, em todas as regiões da cidade, no período de 5 a 28 de janeiro. A Secretaria de Educação divulgará informações sobre as inscrições nos próximos meses. Se houver maior demanda, a Secretaria irá ampliar a oferta do serviço. 

 

Bairro Educador: O Bairro Educador será realizado também durante o verão, com mais de 40 opções de oficinas para mais de 700 estudantes da Rede Municipal de Ensino.


galeria de imagens