09/04/2014 - Turismo
Turistas avaliam temporada em Florianópolis
Faturamento teve aumento de 0,8% com relação à temporada anterior

foto/divulgação: Santur

Pesquisa da Fecomércio avalia os gastos dos turistas durante a temporada de verão

Uma pesquisa realizada pela Federação de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) com turistas que passaram a temporada de verão nas cidades de Balneário Camboriú, Barra Velha, São Francisco do Sul, Imbituba e Florianópolis, além de empresários de mais de 12 setores, mostrou que a Capital teve o maior gasto médio dos turistas no comércio. O valor chegou a R$ 362,51.

 

Os turistas também elencaram pontos positivos e negativos da temporada: a infraestrutura das praias foi avaliada como boa por 59% dos entrevistados e 17% considerou-a como ótima. A infraestrutura viária foi citada por 62% como boa e a segurança pública obteve 54% das opiniões neste mesmo sentido.

 

Os serviços de orientação ao turista não foi utilizado por 54% deles, porém, dos que usufruíram 7% considerou ótimo, 30% bom, 4% regular, 3% ruim e 2% péssimo.

 

Florianópolis obteve também o maior percentual com intenção de ser visitada por 36,5% dos turistas que estavam em Balneário Camboriú, 18,6% de São Francisco do Sul e 30,6% de Imbituba. Já dos que estavam em Florianópolis, 83,1% pretendem voltar à cidade, que é procurada principalmente pelo turismo de sol e mar, negócios e eventos, segundo a pesquisa.

 

Perfil do turista

 

A renda média dos visitantes é compreendida entre R$ 3.674 e R$ 6.109. O veículo próprio foi utilizado por 47,1% dos entrevistados, sendo que 83,1% destes turistas são do Brasil, confirmando a preferência pelo turismo de proximidade, seguido de 11,8% oriundos da Argentina e 3,1% do Uruguai.

 

O gasto médio total, envolvendo hospedagem, alimentação, transporte e lazer são de R$ 3.102,24, segundo a pesquisa.

 

Avaliação do comércio

 

Para os empresários da cidade o movimento no comércio foi avaliado como bom para 43% deles. A oferta de descontos para os visitantes foi a principal ação realizada por 50% dos entrevistados, seguido das facilidades nas formas de pagamento e da divulgação na internet.

 

A variação do faturamento com relação à temporada anterior foi de 0,8%, já em comparação aos demais meses do mesmo ano foi de 23,2%.

 

Apenas no setor hoteleiro 58,7% dos empresários declararam que contrataram colabores extras para a temporada, contando com uma média de 9,4 pessoas.

 

Confira a pesquisa completa clicando aqui.