06/08/2014 - Turismo
Operação Presença começa a discutir o Verão 2015
Em outubro, serão apresentadas as ações previstas para a temporada

foto/divulgação: Petra Mafalda

Secretaria de Turismo realiza primeira reunião da Operação Presença – Verão 2015

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, realizou nesta quarta-feira (6) a primeira reunião da Operação Presença – Verão 2015. O encontro é o primeiro passo para alinhar e discutir ações para minimizar os impactos para os moradores durante os meses de verão em Florianópolis e bem receber os visitantes. Em 2014 a operação contou com a participação de 60 entidades para a temporada de 2015 vão ser mais de 70.

“Com o término da operação em 2014, identificou-se a necessidade da participação de outras entidades, como a Delegacia de Pessoas Desaparecidas e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, que já fazem parte do processo, mas precisavam ser incluídas no projeto”, disse a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista

O trabalho é dividido em etapas, que inclui o planejamento das ações, a implementação e o monitoramento, além da avaliação da operação.

“Cada uma das entidades que está aqui apresenta um relatório com uma média de 20 ações que possibilitam melhorar a nossa convivência e poder receber melhor os turistas neste período”, acrescentou.

 

A operação é dividida em quatro eixos: infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, cultura e lazer, além de sustentabilidade. Com isso, as próximas reuniões vão ocorrer de maneira segmentada e com os participantes divididos de acordo com a área de atuação.


O próximo encontro está marcado ainda para o mês de agosto. A operação só encerra em abril de 2015, quando está prevista a apresentação do relatório de avaliação das ações.

O prefeito em exercício César Faria destacou a importância da reunião que dá início aos trabalhos para a temporada de 2014/2015. Disse, ainda, que é essencial que cada entidade faça o seu planejamento de forma acordada com os demais órgãos envolvidos.


“Para ter uma sinergia maior no planejamento, pedimos apoio e uma participação efetiva de cada um para que a gente consiga fazer efetivamente que a população sinta a presença do Estado. O maior benefício é para quem mora aqui o ano inteiro, não apenas para o turista”, ressaltou.

 

O lançamento da Operação Presença – Verão 2015 com a apresentação das ações previstas por cada entidade está marcado para outubro.


galeria de imagens