09/09/2014 - Turismo
Prefeito vai a Lima para o WTTC Summit Americas
Evento no Peru reúne os principais investidores do setor turístico

foto/divulgação: WTTC

WTTC Summit Américas ocorre em Lima, no Peru.

O prefeito Cesar Souza Junior estará em Lima, no Peru, na quinta-feira (11), como palestrante do WTTC Summit Américas, durante o painel “Financiamento para o futuro, as estratégias de investimento”. A secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, também estará presente ao evento, que acontece nos dias 10 e 11.


O WTTC discute os problemas que o mercado de viagens e turismo enfrenta e mostra as soluções já encontradas por alguns destinos e empresários do setor, contribuindo, assim, para o crescimento do setor. Entre os membros do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, que organizam o encontro, estão executivos das cem principais empresas de turismo do mundo.


"Vamos mostrar Florianópolis não apenas como um excelente destino para quem procura lazer, mas também como uma cidade de economia criativa, de importante vocação para a indústria limpa da tecnologia e um dos melhores destinos do Brasil para o turismo de evento", afirma o prefeito.


O setor de viagens e turismo nas Américas representa 8,5% do PIB, além de preencher um de cada 11 postos de trabalho no continente. Na economia das Américas, a indústria gera US$ 269 bilhões em exportações ao ano.


Atualmente, Florianópolis ocupa a quarta posição entre os destinos que mais recebem eventos internacionais no Brasil, de acordo com o ranking ICCA (International Congress and Convention Association) de 2013.


"Em relação ao turismo sazonal de sol e mar, já atingimos a saturação. O foco agora é qualificar e atrair o ano inteiro, diversificando com eventos e feiras. Já somos o terceiro destino do Brasil com este enfoque e o novo Centro de Convenções de Canasvieiras fortalecerá esta posição. Estamos fazendo o dever de casa, com a criação do Fundo Municipal de Turismo e um grande programa em parceria com o Sebrae de qualificação dos empreendimentos, melhorando a qualidade de atendimento e profissionalização, que viabilizará a capacitação, o plano de marketing, a criação da marca da cidade e observatório do turismo", destaca o prefeito.


Personalidades de peso já palestraram no evento, como, o ex-primeiro-ministro Britânico,Tony Blair, o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton e o ex-presidente do México, Felipe Calderón, entre outros chefes de Estado, comunicadores e empresários do setor turístico.

A secretária Maria Cláudia Evangelista diz que, “para Florianópolis, estar representada como formadora de opinião nas Américas é um motivo de orgulho, uma demonstração de que soubemos nos posicionar como destino”.


O evento serve para discutir desafios e para buscarmos orientações e boas práticas para operacionalizar as soluções, porque mostram a realidade das Américas, em especial da América Latina.


Nesta edição do encontro apenas dois brasileiros estão entre os painelistas: o prefeito de Florianópolis e o ministro do Turismo, Vinícius Lages.