15/10/2014 - Eventos
Fenaostra recebe 35 mil pessoas em cinco dias
Festa retrata a culinária, a cultura e a tradição açorianas

foto/divulgação: Ana Carolina Bossle/PMF

Fenaostra reúne mais de 35mil pessoas

Atendendo às expectativas, a 15ª edição da Fenaostra recebeu mais de 35 mil pessoas e quase 13 mil dúzias de ostras foram consumidas nos cinco dias de evento. O número de espaços gastronômicos subiu de 12 para 20 em 2014, oferecendo aos visitantes uma variedade maior de pratos elaborados à base de ostra e de outros frutos do mar.

“A Fenaostra resgata a cultura açoriana e divulga o nosso molusco, não só para a cidade, mas também para o país, mostrando a qualidade e a capacidade de produção da Capital, que possui um controle efetivo no cultivo das ostras. Nosso desafio é atrair os visitantes que passam por Santa Catarina durante o mês e firmar a Fenaostra como uma das principais festas de outubro no Estado”, frisou a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista. 

A programação contou com atrações locais como o boi de mamão e a bernunça, além da maricota, grupos de teatro, grupos musicais e as oficinas. O último dia do evento teve a maior parte da programação voltada para o público infantil. A gastronomia típica pôde ser apreciada em mais de 20 espaços gastronômicos, contando com o Jardim da Cachaça, uma das novidades desta edição.

Para valorizar e aperfeiçoar o trabalho do maricultor, durante a Fenaostra o IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis), em parceria com a Epagri, realizou também o Seminário Técnico e o tema deste ano foi “O Uso Ordenado das Áreas Aquícolas e Marinhas”.

Durante todos os dias da festa, foram realizadas oficinas experimentais, como pandorga, peteca, bonecos de argila, sapateado e percussão, além das aulas de artes com pintura em telas. As crianças puderam divertir-se com os brinquedos de madeira no Espaço Kids, além de aprender como é o processo de construção deles na fábrica de brinquedos.

Mais de 30 estandes comercializaram o artesanato local, elaborado com sementes, cascas de ostras, madeira, couro, biscuit, laços de fita e luminárias, entre outros.

Este ano, a capacidade de acomodações também aumentou: havia 2.500 cadeiras nos dois pavilhões do evento.

“A participação de todos os envolvidos na festa, assim como os apoiadores e patrocinadores, foi imprescindível para que pudéssemos realizar a Fenaostra com qualidade e divulgar ainda mais a nossa cultura e Florianópolis”, disse a coordenadora de Eventos da Secretaria de Turismo, Deise Menezes.

A 15ª Fenaostra, realizada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, contou com o patrocínio de R$ 120 mil das empresas Arteris e Ambev, além do apoio da Caixa Econômica Federal, Secretarias de Cultura, Educação e Pesca, além do IGEOF, Guarda Municipal, Polícia Militar, Abrasel, Sesc, Senac e Sebrae-SC.

Fenaostra

Considerada a única promoção do gênero no país, a Fenaostra existe há 16 anos, com o objetivo de divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores. A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano, fator que confere à cidade o título de Capital Nacional da Ostra.