14/11/2014 - Turismo
Turistas são recepcionados com material sobre Florianópolis
Mapas e folders estará à disposição nos táxis, além dos Centros de Atendimento ao Turista

foto/divulgação: Osmar Machado/PMF

Entidades envolvidas participam da entrega dos kits aos taxitas do aeroporto

Com o intuito de proporcionar uma experiência completa aos turistas que chegam a cidade e que passam parte de seu tempo nos táxis de Florianópolis, a Secretaria de Turismo, em parceria com o Sebrae/SC, Infraero, Abrasel SC, Abav-SC, Florianópolis Convention & Visitors Bureau e Creci-SC, distribuiu mais de 300 kits de divulgação do destino aos taxistas, no Aeroporto Internacional Hercílio Luz.  A ação faz parte da Operação Presença – Verão 2015 e do projeto Floripa Pró-Turismo, realizado entre a Prefeitura  e o Sebrae/SC.

 

“Esta parceria é fundamental para a temporada que está chegando, porque nós temos nesse material o que a ilha possui de bom, como hospedagem, alimentação, orientações ao turista, procurar um ponto estratégico, a parte de segurança. Isso tudo é fundamental para que ele possa ser muito bem recebido aqui na cidade”, destacou o coordenador Regional do Sebrae/SC, Wilson Sanches.

 

A secretária adjunta de Turismo, Luciane Camilotti, destacou que esta ação surgiu durante as reuniões da Operação Presença, quando foi detectada a necessidade de uma ação para receber o turista no momento em que ele chega a cidade. “Este tempo que ele fica parado dentro de um táxi é o período que ele tem para se atualizar sobre o que a cidade pode oferecer. Esta ação é reflexo, também, do Pró-Turismo, que quer trabalhar melhor e profissionalizar ainda mais o nosso receptivo”, frisou.

 

O material possui guia de bares e restaurantes organizado pela Abrasel, um mapa elaborado pelo Guia Floripa, com roteiros e pontos turísticos, distâncias das praias e telefones úteis, o Manual do Turista Feliz, organizado pela ABAV-SC, com dicas de como planejar a viagem, cuidados com a bagagem, aluguel de imóvel e as principais regiões turísticas de Santa Catarina e um com informações de prevenção na hora de comprar, alugar ou vender um imóvel, disponibilizado pelo CRECI/SC.

 

“O Convention está sempre preocupado em receber bem o turista, não só o de eventos, mas, também o de lazer, então é muito importante estarmos envolvido nestas ações em nossa cidade. Nós temos uma participação ativa, fornecendo as sacolas para esta ação e apoiando a Prefeitura nesta iniciativa que é louvável”, destacou o presidente do Florianópolis e Região Convention &Visitours Bureau, Marco Aurélio Floriani.

 

O objetivo é que esta ação possa, posteriormente, ser expandida para os outros pontos da cidade e que ocorra durante o ano todo. Inicialmente as entregas foram realizadas no Terminal Rodoviário Rita Maria e no Aeroporto da cidade, por serem considerados os principais pontos de chegada dos visitantes.

 

O assessor da Comunicação Social da Infraero, Ricardo May, considera importante e inovador este tipo de trabalho para bem receber os visitantes. “Eu gosto muito destas ações voltadas ao bem receber o turista, como existe em Salvador e em outros lugares. Esta ação com os taxistas é bastante interessante, eu não conheço essa forma de divulgação em outros aeroportos”.

 

“Nós gostamos muito da ideia, porque ela oferece mais informações ao turista, além daquelas que os taxistas já passam aos visitantes, completando o trabalho que eles já vinham realizando”, avaliou o presidente do Sindicato dos Taxistas, Zulmar de Faria.

 

A Gerente Executiva da Abrasel/SC, Andréia Alberti, ressaltou que “os taxistas são praticamente as primeiras pessoas que o turista tem contato na hora em que chega à cidade, então ele receber o kit, juntamente com o guia da Abrasel com a indicação dos melhores bares e restaurantes de Santa Catarina e principalmente de Florianópolis, é muito bacana, além de ser uma ação voltada a qualificação do turismo da Capital”.

 

A Secretaria de Turismo elaborou também cartões para serem distribuídos em todos os kits com um 'QR Code', código lido por smartphones e com sites que contém todos os contatos dos guias de turismo e condutores regulamentados e que atuam em Florianópolis. Nele há, ainda, o novo folder elaborado para divulgar a cidade com um Top 10 dos locais imperdíveis para visitar, além dos contatos dos Centros de Atendimento ao Turista. Assim como o site Vivendo Floripa, oficial do destino turístico.


galeria de imagens