15/12/2014 - Turismo
15ª Fenaostra tem vídeo com melhores momentos
Festa enfatiza a cultura açoriana e gastronomia local

foto/divulgação: Ana Carolina

Fenaostra reuniu cerca de 35 mil pessoas

Que tal rememorar os melhores momentos da 15ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana - Fenaostra?  Assista ao video, CLICANDO AQUI, e veja porque o evento é tão querido pelos manezinhos e visitantes. Considerada a única festa do gênero no país, a Fenaostra é realizada anualmente em outubro em Florianópolis e já faz parte das comemorações tradicionais nessa época do ano em Santa Catarina.

 

O evento ocorreu do dia 8 a 12 de outubro e contou com a participação de 35 mil pessoas e o consumo de aproximadamente 13 mil dúzias de ostras.

 

A programação trouxe atrações locais como o Boi de Mamão e a Bernunça, além da Maricota, grupos de teatros, grupos musicais e as oficinas experimentais e de artes. O último dia do evento teve uma programação especial para o público infantil.

“A Fenaostra proporciona um resgate a nossa cultura e mostra aos visitantes o nosso molusco, já que somos o maior produtor de ostra no mercado nacional. A festa é a única do gênero no país e faz com que a cidade se fortaleça e cresça ainda mais nas festividades realizadas em outubro no Estado”, destacou a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista.

 

A gastronomia típica pode ser apreciada em mais de 20 espaços gastronômicos, contando com o Jardim da Cachaça, uma das novidades desta edição.

 

Mais de 30 estandes comercializaram o artesanato local, elaborado com sementes, cascas de ostras, madeira, couro, biscouit, laços de fita, luminárias, dentre outros.

 

A 15ª Fenaostra, realizada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, contou com o patrocínio de R$ 120 mil das empresas Arteris e Ambev, além do apoio da Caixa Econômica Federal, Secretarias de Cultura, Educação e Pesca, além do Igeof, Guarda Municipal, Polícia Militar, Abrasel, SESC, Senac e Sebrae-SC.

 

Fenaostra

 

Considerada a única promoção do gênero no país, a Fenaostra surgiu há 16 anos com o objetivo de divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores. A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano, fator que confere a cidade o título de Capital Nacional da Ostra.