16/02/2015 - Serviços
Chuva dificulta a limpeza das ruas no Carnaval
Equipes de limpeza pública têm de lavar as ruas para retirar microlixo que, com a chuva, grudou no pavimento

foto/divulgação: Patrick Coelho

Limpeza pública no Carnaval da Capital

Nos três primeiros dias de Carnaval, a produção de resíduos sólidos nos domicílios de Florianópolis aumentou 12% em relação ao mesmo período do ano passado, confirmando tendência apontada pela Comcap. Foram recolhidas desde sexta, 1.155 toneladas, uma média de 385 toneladas/dia.

 

De acordo com o presidente da Comcap, Acácio Garibaldi Filho, na sexta à noite houve problemas com a coleta no Rio Tavares, por causa de alagamento em algumas ruas. No sábado, o recolhimento foi finalizado no bairro.

 

Nas demais regiões da cidade, a coleta está sendo feita com regularidade. Nesta terça-feira (17), será o único dia de Carnaval em que haverá alteração no recolhimento de resíduos. Não haverá coleta seletiva e a convencional só será feita nos balneários, nos bairros da Bacia do Itacorubi e Carianos. (Confira aqui a programação)

 

Microlixo exige maior esforço na varrição

 

Sábado, aponta o presidente, é sempre o pior dia para as equipes de limpeza pública. Mas o desafio foi vencido e a cidade amanheceu limpa. Foram retirados três caçambões da área central e na dispersão da Passarela Nego Quirido a coleta passou a ser feita direto da rua para o caminhão compactador.   

 

Neste Carnaval, a quantidade de resíduos jogados ao chão no centro da cidade chegou a impressionar o gerente do Departamento de Limpeza Pública, Patrick Coelho.

 

“As pessoas tinham dificuldade de chegar até as lixeiras, de tanta gente, então largaram as embalagens que carregavam em sacolas térmicas no chão mesmo. Havia muito plástico, papel, garrafa quebrada”, indica.

Lavação nas ruas do Centro

Além disso, com a chuva, o microlixo gruda no pavimento, exigindo maior esforço da varrição e , mesmo assim, prejudicando o acabamento da limpeza. Por isso, na manhã desta segunda-feira (16), foram feitas lavações no Centro. A limpeza foi expandida para as áreas mais afastadas da Praça XV, em direção aos terminais Cidade de Florianópolis e Rita Maria e também foi feito repasse na Gustavo Richard. Com a chuva, os foliões apressaram-se em descartar as fantasias e a área de dispersão das escolas de samba ficou tomada de lixo.

 

Só no sábado, trabalharam 25 pessoas na passarela e 50 nas ruas do Centro. Outras 15 pessoas fizeram o repasse na Nego Quirido. A Operação Carnaval da Comcap abrange 300 pessoas na limpeza pública e 200 na coleta domiciliar.