19/02/2015 - Serviços
Carnaval de 2015 teve 16,5% mais lixo que 2014
Comcap recolheu 3.300 toneladas entre a sexta,13, e a Quarta-feira de Cinzas

foto/divulgação: Naka Amorim

Coleta nas ruas Carnaval 2015

A produção de lixo durante os seis dias de Carnaval em Florianópolis aumentou 16,5% em relação ao ano passado. Entre a sexta (13) e a Quarta-feira de Cinzas, foram recolhidas 3.300 toneladas de resíduos sólidos nas ruas e domicílios da Capital, 470 toneladas a mais do que no mesmo período de 2014.

 

De acordo com o presidente da Comcap, Acácio Garibaldi Filho, a maior produção (acima até do estimado pela companhia) se deve à antecipação do Carnaval para a metade de fevereiro. Ano passado, a festa foi no início de março. “Felizmente, este ano a cidade ainda está cheia de turistas, estamos em plena temporada”, aponta. Mesmo com o recente início das aulas, a cidade recebeu visitantes para o Carnaval, aumentando o consumo e, por decorrência, a produção de resíduos.

 

Com um contingente de 500 pessoas, entre coleta e limpeza pública, a Comcap deu conta de manter a cidade limpa.

 

Os roteiros de coleta foram cumpridos com regularidade todos os dias, com única alteração na terça-feira, quando não foi feita a seletiva e parte da convencional. Em torno de 200 garis e motoristas deram conta do trabalho no período.

Produção de resíduos durante o Carnaval de Florianópolis

(em toneladas) 

 

 

 

 

 

 

 


+16,5% 

Período

Convencional

Caixa brooks

D’olho

Particular

Total

2014 (28/02 a 05/03)

 

2.645

 

79,8

 

96,3

 

10,2

 

2.832

 

2015 (13 a 18/02)

 

3.035

 

124,5

 

133

 

7,5

 

3.300

 

Limpeza pública descentralizada e eficiente


Entre as 3,3 mil toneladas recolhidas, 110 correspondem a resíduo público das festas de Carnaval. São resíduos que as equipes de varrição da Comcap juntaram e ensacaram nas ruas ou que os foliões depositaram em lixeiras e nas caixas estacionárias disponibilizadas pelas Comcap.

 

Como a Comcap investiu na compra de caixas e de caminhões roll-on-roll-off (sistema que bascula as caçambas), este ano foram disponibilizados 13 equipamentos (quatro na Passarela Nego Quirido, uma no Centro e oito nos balneários).

 

Em razão dessa logística mais especializada para o Carnaval, a quantidade de resíduos resultantes das festas aumentou de 70 toneladas em 2014 para 110 toneladas este ano. Também a chuva fez aumentar o peso dos resíduos recolhidos.

 

Na área da Passarela Nego Quirido, por toda extensão da Gustavo Richard, aponta Acácio Garibaldi, os trabalhadores da Comcap tiveram de juntar grande quantidade de fantasias da rua. Os participantes das escolas de samba trataram de se livrar das roupas e adereços molhados ainda na dispersão do desfile. Tradicionalmente, pela mistura de materiais, essas fantasias não apresentam potencial de reciclagem e são encaminhadas para a coleta convencional.

 

“Apesar de termos até de lavar as ruas do Centro, ao meio-dia de quarta-feira a cidade estava completamente limpa, como se não tivesse havido Carnaval”, garante o presidente.  Ainda assim, a Comcap foi até o final do dia repassando o serviço em alguns pontos onde demorou mais a desmontagem de palcos e tendas.

 

No total, 300 pessoas trabalharam na limpeza pública durante o Carnaval.

 

Ajuda na limpeza da enchente


Desde às 4 horas da madrugada de sábado, quando se deu a primeira ocorrência de árvore caída na avenida Paulo Fontes, as equipes do Departamento de Limpeza Pública da Comcap acoplam às atividades de Carnaval aquelas de atendimento e minimização aos danos pelas chuvas. Só na quarta-feira pela manhã, foram retiradas duas caçambas de material na área da Vargem, no Norte da Ilha de Santa Catarina.

 

Foram prestados serviços de remoção de materiais caídos em via pública, de desobstrução de boca-de-lobo e retirada de móveis que ficaram inservíveis com as chuvas na área central, bairros do Continente e do Norte.

 

No Sul da Ilha, a coleta teve dificuldade de ser realizada na noite de sexta, porque havia muita água na pista do Rio Tavares, mas foi finalizada no sábado.


galeria de imagens