12/03/2015 - Turismo
Comtur debate plano de marketing de Florianópolis
Workshop discutiu estratégias para os cinco pilares fundamentais do plano

foto/divulgação: Ana Carolina/PMF

Workshop discutiu estratégias para o Plano de Marketing

O Sebrae/SC reuniu nesta quarta-feira (11) representantes do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e do trade turístico para debater as estratégias que devem ser traçadas no Plano de Marketing de Florianópolis – que está sendo elaborado em uma parceria da entidade com a Prefeitura, que começou em 2014.

 

"O Plano de Marketing é uma das principais ações dentro do grande projeto Floripa Pró-Turismo, é ela que nos orienta para todas as nossas ações. É como se fosse nossa cartilha para o futuro do turismo. Com o plano, vamos saber como canalizar os investimentos", disse a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista.  

 

O Workshop apresentado pelas consultoras da empresa Prisma, Tânia Brizolla e Márcia Godinho, contou com a discussão sobre como determinar um posicionamento, definindo os diferencias da Capital com relação a outros destinos, buscando o que a cidade tem de único, exclusivo e de vanguarda.

 

As várias experiências turísticas que Florianópolis proporciona, como a gastronomia, cultura local, prática de esportes, vivência no Centro Histórico e até o ecoturismo, foram destacadas com o intuito de proporcionar uma vivência integrada dos sentidos aos visitantes.

 

“As pessoas não viajam mais para descansar durante as férias, elas querem se cansar, se cansar de conhecer e de experimentar”, destacou Márcia Godinho.

 

Antes de discutirem as estratégias dos cinco pilares: gestão, infraestrutura, produtos e serviços, comunicação e comercialização, o grupo realizou uma análise do diagnóstico, que esteve em pauta em dezembro, além dos pontos fortes e fracos, para que possam ser trabalhados em busca de melhorias para potencializar a força do destino.

 

O próximo encontro, que definirá as ações a serem desenvolvidas dentro de cada estratégia, está agendado para o dia 15 de abril, contanto com a participação do Comtur e de empresários do setor na elaboração do Plano – que será vigente até 2021 e terá o Comtur como administrador.

 

"Sabemos que se o plano for elaborado baseado apenas em teorias não terá continuidade, nem a visão de mercado que precisamos. Apenas quem trabalha diretamente com o setor e quem recebe nossos turistas diariamente podem ajudar a construir um plano com uma visão ampla do mercado e que vai trazer os resultados que buscamos", avaliou a secretária.