25/07/2015 - Turismo
Florianópolis terá parque urbano na Beira-mar
Estrutura pretende ampliar a área de lazer na região, impulsionar negócios e gerar empregos

foto/divulgação: Mauro Vaz

Projeto prevê Parque Urbano na Beira-Mar Norte

Florianópolis terá a área de lazer da Beira-Mar Norte ampliada com a realização do projeto “Parque Urbano Beira-Mar”. O local será um espaço público aliado ao acesso marítimo da Ilha para outros pontos da região, abrigando ponto de embarque para o transporte náutico e interligação multimodal, com acesso a ônibus e bicicletas, fato inédito na cidade.

 

A preocupação com as melhorias em relação à mobilidade urbana do município é uma das principais vertentes da obra, que, aliada a outros estudos e projetos da Prefeitura, vai resolver parte da demanda. O projeto contará com atracadouros no futuro sistema aquaviário e proximidade ao anel viário destinado ao transporte público urbano da cidade.

 

Com uma localização próxima aos terminais de ônibus da cidade e aos principais hotéis da região central, o projeto busca impulsionar a atividade turística também no segmento marítimo, facilitando o acesso de visitantes aos atrativos estratégicos da Capital, como a Praça XV, o Mercado Público, o Largo da Alfândega e a empreendimentos e lojas do setor privado.

 

A ideia é de estabelecer uma parceria público–privada para a execução e concessão do Parque Urbano Beira-mar. Após a realização de um processo licitatório, a iniciativa privada executará os projetos, obras e receberá a concessão de operação da marina, correspondente a parte do projeto, além do estacionamento que haverá no local.

 

O parque abrigará 400 vagas para veículos e 400 vagas molhadas, sendo 60 destas destinadas ao uso público. Além de gerar 1.600 empregos diretos e 3.200 indiretos ao todo - sendo quatro diretos e oito indiretos para cada uma das vagas molhadas - movimentando a economia e impulsionando novos negócios em Florianópolis.

 

Escolha do local

 

O ponto para a instalação do parque, próximo ao Corpo de Bombeiros da Beira-mar Norte, deve-se ao fato de que a região já é aterrada. Portanto, este ambiente artificial adiantado proporcionará um menor impacto ambiental no local, levando em consideração que é um espaço ideal para a prática das atividades náuticas.

 

A Beira-mar Norte, um dos principais pontos de encontro de lazer dos moradores e visitantes de Florianópolis, terá seu espaço atual ampliado com este projeto. Ele irá suportar e atender melhor o fluxo de pessoas que circula pela região atualmente, principalmente nos finais de semana. A nova área contará com um espaço destinado a feiras de arte e artesanato durante o final de semana, possibilitando uma alternativa de espaço a mais para convivência daqueles que visitam ou moram na cidade.

 

Além disso, a localização privilegiada possibilita aos visitantes e à população florianopolitana o melhor ângulo para registrar o pôr do sol com o cartão postal símbolo da cidade - a ponte Hercílio Luz.

 

O encaminhamento à Fatma para dar início aos pedidos de licenças ambientais da região será realizado até o fim desta semana. A previsão é de que a fundação dê o retorno do pedido, solicitando o Termo de Referência do projeto em até três semanas.


galeria de imagens