27/07/2015 - Governo
Prefeitura tem proposta para enfrentar a crise
Redução dos valores de custeio é a base para não cortar investimento em obras

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito falou sobre redução do custeio

Cortar gastos internos para resguardar os investimentos na cidade. É desta maneira que a Capital irá enfrentar a crise sem prejudicar setores como obras, saúde e educação. O anúncio foi feito pelo prefeito Cesar Souza Junior durante apresentação do programa “Florianópolis enfrentando a crise”, nesta segunda-feira (27), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

 

Durante a apresentação para autoridades, empresários e imprensa, o prefeito, acompanhado de todo seu secretariado, mostrou o caminho escolhido para enfrentar o cenário econômico, sem retirar investimentos importantes para a cidade. A maior meta da administração é reduzir 12% dos custos da Prefeitura, como, por exemplo, cortando horas-extras, controlando a frota e revisando os contratos. Com estas medidas, a meta de economia dentro de 12 meses é de R$ 120 milhões.

 

“Vamos cortar gastos internos e buscar novas receitas para não mexer nos investimentos importantes para cidade. Precisamos desburocratizar o sistema para abertura de novas empresas, agilizar a emissão de alvarás para quem está com tudo dentro da lei, parcelar divida ativa, tudo para não comprometer nenhum projeto relevante para a Prefeitura”, disse.

 

Além de mostrar o cenário de enfrentamento da crise, o prefeito também trouxe novidades sobre dois novos projetos para a cidade: a Marina Parque Beira-mar e o Sapiens Miramar. 


 

Medidas para aumentar a receita
- atualizar o cadastro de imóveis;
- combater a sonegação fiscal;
- parcelamento de dívida de 24 a 96 meses;
- implantação de tecnologia para aumento da eficiência tributária; 
- diminuição do tempo para abertura de empresas; 
- mutirão de análises de processos ;
- desburocratização do trâmite do licenciamento de obras conforme o Plano Diretor e a regulamentação de áreas de urbanização especial.


A queda da receita em números 
- queda de R$ 50 milhões em 2015; 
- aumento de 13,72% na folha de pagamento devido à inflação.



 

Novos projetos para fomentar a economia da Capital

 

Marina Parque Beira-mar

 

Onde será: na Beira-mar Norte, próximo ao Corpo de Bombeiros.

O que se prevê: um espaço público de 200 mil metros quadrados, aliado ao acesso marítimo da Ilha para outros pontos da região, abrigando ponto de embarque para o transporte náutico e interligação multimodal, com acesso a ônibus e bicicletas. O projeto contará com atracadouros no futuro sistema aquaviário e proximidade ao anel viário destinado ao transporte público urbano da cidade.

Qual será a estrutura oferecida: o parque abrigará 400 vagas para veículos e 400 vagas molhadas, sendo 60 destas destinadas o uso público. Além de gerar 1.600 empregos diretos e 3.200 indiretos  - quatro diretos e oito indiretos para cada uma das vagas molhadas, movimentando a economia e impulsionando novos negócios em Florianópolis.

Como será executada: a ideia é de estabelecer uma parceria público-privada. Após a realização de um processo licitatório, a iniciativa privada executará os projetos, obras e receberá a concessão de operação da marina, correspondente a parte do projeto, além do estacionamento que haverá no local.

Próximos passos: a intenção do prefeito Cesar Souza Junior é dar entrada nos pedidos de licenças ambientais nesta sexta-feira ( 31). Quando a Prefeitura estiver com toda a documentação, abre licitação para as empresas interessadas em construir o espaço.

Qual o prazo: de acordo com o prefeito, não é possível estabelecer prazo sem ter as licenças ambientais em mãos; depois disso, o processo é rápido, uma obra de aproximadamente seis meses para execução.

 

 

Sapiens Miramar 

 

O que prevê: transformar o lado Leste do Centro da Capital , nas imediações praça XV de Novembro, abrangendo oito ruas, em uma área de inovação. Todas serão revitalizadas e, em parceria com a Celesc, o cabeamento da área passará a ser subterrâneo. Na região, empresas que investem em tecnologia serão isentas 


galeria de imagens