28/07/2015 - Turismo
Projeto produz vídeo aliando criações de design com a gastronomia
Saberes e Sabores SC faz parte do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

foto/divulgação: FloripAmanhã

Uma das propostas apresentadas foi a peça composta para servir a sequência de camarão

Relacionar as comidas típicas e ícones de Florianópolis, e de outras regiões de Santa Catarina, com conceitos de design que integram a apresentação destes pratos de forma harmoniosa relacionando o seu sabor e textura ao seu recipiente. Esta foi a ideia da Oficina Criativa Design + Gastronomia + Artesanato, realizada pela FloripAmanhã e Ceart/Udesc, com o apoio da Secretaria de Turismo.

 

Uma equipe de 12 designers brasileiros e estrangeiros trabalhou conjuntamente com 40 profissionais e artesãos locais desenvolvendo uma coleção de utensílios em cerâmicas refratárias para serem utilizados na apresentação de 12 pratos expressivos da culinária catarinense. A elaboração e concepção destas peças em cerâmica foi apresentada em um vídeo divulgado nesta semana pela associação FloripAmanhã, que pode ser acessado NESTE LINK.

 

Além dos objetos para a apresentação dos pratos típicos foram elaborados jogos de americanos com aplicações de renda de bilro em tecidos tradicionais, como a chita, por exemplo.

 

O evento, que ocorreu após o Seminário Identidade Cultural de Santa Catarina, entre junho e julho, faz parte do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. A Capital catarinense faz parte da rede da organização desde dezembro de 2014.

 

O objetivo da cidade representada na Rede Criativa da UNESCO é o de impulsionar e promover a indústria da gastronomia local, contribuindo assim para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de Florianópolis colaborando para sua visibilidade internacional.

 

Além de preservar expressões culturais como saberes, modos de fazer, celebrações, costumes e outras tradições da culinária local e tradicional, tem o intuito de promover o intercâmbio entre as diferentes culturas alimentares.

 

*Texto da Secretaria Municipal de Turismo com informações da FloripAmanhã.