13/08/2015 - Eventos
16ª Fenaostra é lançada com eleição da Corte
Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana acontece de 16 a 20 de setembro, no Centrosul

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Corte da 16ª Fenaostra foi escolhida nesta quinta (13) no Museu da Escola Catarinense

Com a eleição da Corte - rainha e princesas - foi lançada nesta quinta-feira (13) a festa que reúne a nossa gente. A Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), realizada desde 1999, chega à sua 16ª edição. Em 2015, o evento será realizado de 16 a 20 de setembro, no Centrosul. A festa de lançamento, no Museu da Escola Catarinense, contou com a presença de cerca de 200 pessoas, recepcionadas pelo prefeito Cesar Souza Junior e pelos secretários municipais Zena Becker (Turismo), Luiz Moukarzel (Cultura) e Paulo Henrique Ferreira (Pesca).

 

Foram eleitas para reinar na 16ª Fenaostra a rainha Bruna Souza, de 23 anos, a 1ª Princesa Bárbara Santiago, de 27 anos, e a 2ª Princesa Tabatta de Oliveira Asp, de 25 anos. Ao todo 13 meninas participaram da disputa pela honra de fazer parte da Corte.

“Fico muito honrada em poder representar esta festa, em poder divulgar a nossa cultura açoriana e as tradições que são muito importantes para Florianópolis. Uma cidade querida por todos e que tem uma ótima visibilidade entre os turistas que por aqui passam”, falou emocionada a nova rainha da Fenaostra, Bruna Souza.

 

O resgate da cultura açoriana, a valorização do artesanato local, o aperfeiçoamento técnico dos maricultores e profissionais envolvidos com a atividade pesqueira, além da integração destes valores com a gastronomia típica, caracterizada principalmente pelo consumo da ostra, são os elementos que compõem o propósito da Fenaostra.

 

Nesta edição, 43 espaços foram destinados à comercialização e divulgação do artesanato local, organizado pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF). Outros 21 espaços gastronômicos, geridos pela Abrasel e as associações de maricultores, complementam o cenário do evento.

 

“Pela primeira vez na história da cidade, nós teremos uma Fenaostra com 100% das ostras devidamente certificadas, algo que trará benefício e segurança para o produtor e também aos consumidores do molusco. Do jeito que estava a nossa pesca e cultivo de ostras de forma artesanal ficariam inviabilizadas, estamos avançando. Eu não tenho dúvida de que a nossa ostra é especial. Com certeza vamos fazer uma grande Fenaostra”, disse o prefeito Cesar Souza Junior, declarando oficialmente aberta a divulgação da festa.

 

A gastronomia ilhéu que rendeu a Florianópolis o título de Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, inédito no país, estará representada também na 16ª Fenaostra.  O espaço, que será organizado pela FloripAmanhã, é uma das novidades da Festa e irá expor as peças em cerâmica produzidas pelo projeto Saberes & Sabores SC, da associação, vinculado ao Programa Florianópolis Cidade Criativa.

 

Os materiais em cerâmica foram criados para oferecer os pratos típicos da região aliados ao toque do design diferenciado das propostas elaboradas no projeto. A secretária Municipal de Turismo, Zena Becker, ressalta a importância da divulgação de tal título durante eventos gastronômicos, como a Fenaostra, pois possibilita um olhar sobre a gastronomia como produto turístico da cidade.

 

“A Fenaostra é um evento dedicado à valorização da nossa gastronomia, arte e cultura. É uma festa para todos, organizada pela Prefeitura, mas voltada para toda a sociedade. Um evento que valoriza e dissemina os nossos costumes, e, principalmente a nossa gastronomia, que foi reconhecida pela rede mundial de Cidades Criativas da Unesco”, destacou Zena Becker.

 

A outra novidade da 16ª edição da festa é a homenagem ao Mercado Público, que será feita por meio da denominação de cada espaço, como Mercado da Cachaça, Mercado Gastronômico, Mercado do Pescador.

 

O evento é realizado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis, Secretaria de Educação e Secretaria de Pesca, contando ainda com o apoio da Abrasel/SC, Senac, Sebrae/SC, ACATS, ABIH-SC e CDL Florianópolis, além das parcerias com a FloripAmanhã, Estácio de Sá e Unisul.

 

Atrações

 

A cultura açoriana, destaque da festa, estará representada na decoração da Fenaostra e também nas atrações do evento. O folguedo com boi de mamão, maricota, bernunça, e os bichos que dançam as cantigas que envolvem a morte e ressureição do boi, e as brincadeiras do menino Mateus, irá alegrar os pequenos que interagem envolta  da dança.

 

Já para os adultos, haverá apresentações durante os cinco dias de festa com bandas locais, stand up comedy e outros grupos culturais especialmente preparados para abrilhantar a Fenaostra.

 

Oficinas

 

O Senac  irá ensinar a elaboração de 12 pratos típicos de Santa Catarina – certificados  pelo projeto Saberes e Sabores de SC, ligado ao Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia – durante as oficinas de seu espaço gastronômico. As inscrições para participar serão feitas no próprio estande na festa, que contará com espaço para receber 20 pessoas.

 

Restaurantes

 

Um total de quatro quiosques, oito restaurantes, cinco espaços doçura e quatro associações de maricultores irão compor os 21 espaços do Mercado Gastronômico da 16ª Fenaostra, além disso, haverá a comercialização de moluscos no Caminhão do Peixe. Assim como no ano anterior haverá também o Mercado da Cachaça, aliando a bebida tradicional e artesanal da cidade ao molusco que dá nome a festa. Confira a relação de alguns participantes desta edição:

 

Crepes Mania
Fratelli Sorvetes
Mon Amours Churros Gourmet
Divino's Café
Rancho Açoriano
Freguesia
Fratellanza
Açores
Mané Carioca
Rancho da Ostra
Vereda Tropical
Empório do Mar

 

Ingressos

 

O ingresso segue com preço acessível, R$ 5,00 a inteira, com direito a meia-entrada para estudantes e idosos, conforme previsto em lei. Confira os horários de início e término da festa para cada dia:

 

16/09 - das 18h à 0h
17/09 - das 18h à 0h
18/09 - das 18h à 1h
19/09 - das 11h à 0h
20/09 - das 11h à 22h

 

Cultura, Arte e Educação para crianças da Rede Municipal

 

Assim como nas edições anteriores do evento, durante a tarde do segundo dia da Fenaostra, na quinta (17), cerca de 150 crianças de seis escolas da rede municipal de ensino vão poder conhecer o espaço da festa e a gastronomia típica da cidade.

 

No dia 18, terça-feira, a Ostrilha, mascote da Fenaostra, começa a percorrer três escolas divulgando a festa e mostrando a importância da valorização deste evento que destaca a cultura açoriana e a ostra, que tem a Florianópolis como a cidade com maior volume de produção deste molusco no país.

 

As crianças irão fazer durante estes encontros, antes da festa, produções artísticas por meio de oficinas, com a casca da ostra, por exemplo. Estes trabalhos estarão expostos no evento, em setembro.

 

Seminário Técnico

 

O evento, direcionado à cadeia produtiva do pescado, foi realizado pelo IGEOF com o intuito de dirimir as dúvidas sobre as normas e adequações que precisam ser efetivadas e trazer os produtos para a legalidade. Durante o primeiro dia da Fenaostra, 16 de setembro, haverá a continuação da capacitação.

 

Ostra em Florianópolis

 

A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano. A cidade possui o título de Capital Nacional da Ostra. O molusco começou a se tornar mais frequente na mesa dos catarinenses a partir do início da criação local das ostras e desde 1988 a reprodução é feita com sucesso em Florianópolis.

 

A 1ª edição da Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana – Fenaostra – foi realizada em 1999 com o objetivo de divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores. O festival é um verdadeiro resgate da gastronomia e da cultura açoriana da Ilha de Santa Catarina. A festa é consolidada como a única promoção do gênero no país e reunir em um mesmo espaço atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica e cultural.

 

Balanço edição anterior

 

No balanço oficial da 15ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana – Fenaostra, realizada em 2014, 35 mil visitantes, em apenas cinco dias de festa, consumiram mais de 13 mil dúzias de ostras. A expectativa é de que em 2015 a festa tenha mais de 35 mil visitantes, superando a última edição.

 

Curta a página Oficial do evento no facebook: www.facebook.com/fenaostraflorianopolis

Acesse as informações no site Oficial da Fenaostra: http://www.pmf.sc.gov.br/sites/fenaostra/


galeria de imagens