22/09/2015 - Eventos
Fenaostra mantém o vigor e recebe 35 mil pessoas
Consumo de ostras chegou a 20 mil dúzias nesta edição da festa

foto/divulgação: Petra Mafalda

Fenaostra ocorreu de 16 a 20 de setembro, no Centrosul

A 16ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Turismo, atingiu as expectativas. Ao todo, 35 mil pessoas passaram pelo Centrosul durante os cinco dias de festa e cerca de 20 mil dúzias de ostras foram consumidas.

 

“Uma festa preparada para a nossa gente, com costumes intrínsecos nas nossas raízes, que apresenta ao público não só a nossa cultura, mas também a gastronomia e o artesanato local. A valorização destes profissionais é um dos objetivos almejados com a realização da festa, que reúne aqueles que aqui vivem”, destacou a secretária de Turismo, Zena Becker.

 

Ao todo, 20 espaços gastronômicos foram estruturados na festa, comercializando produtos para todos os gostos, como pastéis, frutos do mar, ostras elaboradas das mais variadas formas, massas, doces, picolés e sorvetes. O Caminhão do Peixe também esteve presente ao evento.

 

No espaço dedicado ao artesanato, 43 estandes puderam expor seus produtos elaborados com sementes, técnicas de patchwork, essências para ambientes, bonecas de pano, laços de cabelo, camisetas, crochê. Além dos itens que remetiam à memória dos costumes da Ilha, como os personagens do boi-de-mamão.

 

Apresentações artísticas e culturais entretiveram o público durante as três primeiras noites da festa e no sábado e domingo o dia inteiro. Para as crianças, teve boi-de-mamão, com a maricota, o vaqueiro, a bernunça e a bicharada diariamente, apresentação com palhaços, show infantil "Caixinha de Música", com Ana Rosa e Chico Martins, a casinha açoriana no sábado e a apresentação do coral de crianças da Guarda Municipal.

 

Para os adultos, foi preparada uma programação especial com John Bala Jones, Ginga do Mané, Dazanha, Maria Helena, Grupo Atrevidos, Nilera, Jeovanny de Luch, Chico Martins, stand up com diversos artistas, Rô Conceição, Bruna Góes, Gabriel Reis, Grupo Apogeu, Banda Fórum, Rodrigo Barreto, apresentação de harpa, sapateado e Entre Elas.

 

No domingo, foi entregue, também, a premiação aos vencedores do Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City. A primeira colocação na categoria acadêmica ficou com a equipe do IFSC e na categoria profissional com o Freguesia Oyster Bar e Restaurante.

 

Pesquisa Fenaostra

 

Como forma de avaliar, comentar e sugerir melhorias para a festa, foi realizado durante os dias de evento uma pesquisa em parceria com o IFSC. O modelo do formulário, desenvolvido pela instituição de ensino, é o único validado com relação à avaliação da qualidade de serviços em eventos turísticos, registrado e depositado na Biblioteca Nacional.

 

Sobre a orientação do professor Tiago Mondo e da gerência de pesquisa da Secretaria de Turismo, foram coletadas 1.048 entrevistas, para que possam, posteriormente, ser avaliadas as questões com relação à infraestrutura do evento, origem dos turistas, acessibilidade.

 

Redes sociais

 

Uma das novidades desta edição da festa, muito bem recebida pelo público, foi a publicação de fotos no Instagram com a hashtag #fenaostra2015. Ao todo 1.326 publicações com a foram postadas na rede e apresentadas nos telões do evento. O facebook oficial do evento – www.facebook.com/fenaostraflorianopolis - teve um incremento de 900 curtidas nos últimos dias que precederam a festa e durante ela, totalizando 1.827 curtidas.

 

Convidados especiais

 

Um dos maiores navegadores do planeta, Amyr Klink, natural de São Paulo, foi um dos convidados ilustres que a secretária Zena Becker recebeu na festa. Na ocasião, ele se mostrou entusiasmado com a festa: “Estou arrependido de não ter vindo nas outras edições, adorei a ideia do evento e a ostra daqui. Nós temos um grupo de amigos, navegadores, que vão para qualquer lugar do planeta só para comer ostra. Achei simpático o evento e principalmente a qualidade do molusco, provavelmente virei na próxima Fenaostra”, disse ele.

 

O arquiteto, Ángel Morúa, de Hondarribia, País Basco, também teve o prazer de prestigiar o evento ao lado da secretária. Ele está coordenando a busca do título de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, concedido a Florianópolis, para a sua cidade. O objetivo da sua visita foi de levar o conhecimento​ adquirido aqui, desde​ o processo de criação, até as mais variadas formas de preparação da ostra​, para poder trabalhar melhor a gastronomia da sua região.

 

Como forma de agradecimento pela sua acolhida ele ofereceu a degustação de um frisante, denominado Txakoli. A bebida de alta acidez e baixo teor alcóolico, possui um gás natural, leve, produzido no seu país para que seus convidados pudessem apreciá-lo juntamente com a ostra in natura.


galeria de imagens