14/04/2016 - Turismo
Setur apresenta balanço da Operação Presença 2016
Avaliação servirá para melhorar o planejamento para 2017

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Secretária de Turismo, Zena Becker, apresenta balanço da Operação Presença

A Operação Presença – Verão 2016 teve seus trabalhos concluídos no início deste mês. Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (coordenadora das ações) reuniu o trade turístico, a imprensa e os representantes de algumas entidades envolvidas na Operação para apresentar o balanço e o saldo da temporada, com base na repercussão dos temas na mídia.

 

O planejamento das ações, junto às entidades envolvidas, teve início em agosto de 2015. Ao todo foram realizadas mais de 20 reuniões técnicas divididas em quatro eixos temáticos: infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, cultura e lazer e sustentabilidade. Durante os encontros, estiveram presentes mais de cem dirigentes e representantes de órgãos governamentais convidados, além do trade turístico.

 

Com relação ao ano de 2015 a repercussão destas ações na mídia ocorreu de forma mais amena, foram 51% de matérias positivas contra 49% negativas, sendo as questões relacionadas à balneabilidade na cidade as mais recorrentes e destacadas pelos meios de comunicação.

 

Já quanto ao monitoramento das ações previstas para a temporada, 80% das entidades e órgãos que se comprometeram com algum trabalho deram retorno quanto a suas atividades. As outras 20% devem responder até a próxima semana, para que o relatório final de avaliação possa ser concluído e divulgado.

 

O auge da temporada de verão 2015/2016 ocorreu entre as festas de fim de ano e o Carnaval. Conforme aponta uma estimativa da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, cerca de 1,9 milhões de turistas de Santa Catarina, do Brasil e do Exterior passaram por Florianópolis durante a temporada.

 

Entre as principais ações realizadas durante a alta temporada estão a reabertura do Centro de Atendimento ao Turista (CATs) na Lagoa do Peri e reforma dos CATs do Mercado Público, Portal Turístico e Rodoviária,  a implementação dos banheiros químicos para a temporada em 25 praias,  os cursos de capacitação turística,  a intensificação do policiamento nas regiões, o planejamento das ações para garantir o abastecimento de água e energia, a realização de blitze conjuntas entre a Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP), Companhia de Melhoramentos da Capital (COMCAP) e a Secretaria de Mobilidade Urbana, e o funcionamento das creches municipais por meio do programa Creche no Verão.

 

Com relação às principais causas das ações que não puderam ser realizadas, mas que haviam sido planejadas, estão a falta de recursos financeiros e pessoal, segundo os órgãos participantes da Operação.

 

A secretária de Turismo, Zena Becker, concluiu algumas ações que precisam ser desenvolvidas ou melhor trabalhadas para o próximo ano. “Vamos nos unir ainda mais ao trade para que possamos criar e intensificar ações com o intuito de conscientizar a população, como, por exemplo, o consumo de produtos de ambulantes regularizados e sobre o descarte adequado do lixo. Não tenho dúvidas de que precisamos unir esforços para qualificar as ações, mesmo que algumas delas levem mais tempo para apresentarem os resultados, como a questão do balneabilidade, mas vamos nos empenhar.”

 

Confira na tabela o calendário de planejamento para a temporada 2017:

 

PLANEJAMENTO

JUL/SET 2016

IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES

OUT/2016 A MAR/2017

MONITORAMENTO

NOV/2016 A MAR/2017

AVALIAÇÃO

ABRIL 2017

 

Ações para melhoria da balneabilidade

 

O gerente regional da Casan, Marcelino Dutra, destacou que neste verão o órgão fez um planejamento para evitar a falta de água, realizou grandes obras como o floco decantador e o reservatório dos Ingleses, além de outras 60 ações de menor porte, como a contratação de geradores de energia, com um investimento de R$ 50 milhões apenas para a Capital.

 

“O verão acabou marcado também por outro fator, a balneabilidade. Apesar de questionar a forma pela qual o assunto foi tratado, apesar de considerar que a balneabilidade é um fator fortemente ligado à ocorrência de chuvas, apesar de atestar a eficiência dos efluentes da estação de tratamento de esgoto de Canasvieiras, a Casan não se furtou em nenhum momento em apresentar propostas. Acatamos com humildade as criticas e começamos a trabalhar pensando já no próximo verão”, ressaltou ele.

 

Entre estas ações de planejamento da Casan para 2017 estão:

 

- Abertura de licitação, que já foi publicada, para instalar em Canasvieiras uma nova estação de tratamento de esgoto modelo compacto, estação que deverá ficar pronta até dezembro deste ano, com o ponto principal de tratar a água excessiva da chuva durante a temporada de verão;

 

- A estruturação de uma assessoria especial gratuita, com técnicos e engenheiros para todos os moradores que desejarem fazer corretamente a ligação à rede pública de esgoto, serviço que continua disponível durante o ano através do número (48) 3271-4510;

 

- Negociação com a Caixa Econômica Federal, para uma linha de crédito no valor de até R$ 5 mil para quem pretenda financiar material de construção e profissionais necessários para a correta ligação de esgoto;

 

Marcelino ressaltou, ainda, que foram reforçadas as equipes que dão suporte técnico ao programa Se Liga na Rede, da Prefeitura, reiterando que a união de forças é que proporciona condições melhores a nossa cidade.


galeria de imagens