08/06/2016 - Turismo
Marina da Beira-mar terá dois projetos em análise
Equipe técnica, entidades e detentores de notório saber irão analisar as propostas

foto/divulgação: Bruna Nicoletti/PMF

Grupo técnico confere projetos entregues

O Parque Urbano e Marina na Beira-mar Norte avançou mais um passo nesta quarta-feira (8), após reunião do grupo técnico que abriu os envelopes com os projetos entregues por duas das quatro empresas que estavam habilitadas a participar da iniciativa. Serão submetidas a análise, a partir de agora, as propostas apresentadas pela ARK7 Arquitetos Associados e pela Florianópolis no Mar-AJX e Karolyne Soares.

 

Com a entrega e abertura dos envelopes, haverá uma reunião na próxima sexta-feira (10), para a apresentação dos materiais a entidades técnicas convidadas para participar do processo de sua análise, de forma consultiva. Elas foram selecionadas de acordo com os eixos que serão avaliados durante os próximos dias: urbanístico, jurídico, náutico, econômico e de inovação e tecnologia.

 

Entre os convidados para efetuar a análise estão o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Fundação CERTI, do Sapiens Parque.

 

Além destes, haverá uma equipe formada por detentores de notório saber, que irão dar consultoria e suporte para o exame dos projetos: Amyr Klink, com experiência no setor náutico; Jaime Lerner, do meio urbanístico; Nelson Ronnie dos Santos, superintendente do BRDE, que dará sua opinião na parte de economia, e José Eduardo Azevedo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque, opinando em relação a inovação e tecnologia.

 

Em 20 de junho, serão exibidas as análises para que posteriormente possa ser apresentado o projeto, ou os projetos, aptos e condizentes com as referências do edital. Com esta definição, será elaborado o termo de referência para que possa ser lançada a licitação de concessão para a implantação do Parque Urbano e Marina na Beira-mar Norte.

 

“A ideia é que até o final deste ano esta etapa de licitação seja transcorrida e que já tenhamos anunciada a empresa que irá executar o projeto final”, frisou a secretária de Turismo, Zena Becker.

Em paralelo ao andamento das análises, será encaminhada à Câmara Municipal uma lei de concessão, para que a empresa que vencer a licitação de execução do projeto possa explorar a marina por um período condizente com o tempo de retorno do investimento que será realizado na área.

 

Embasamento técnico

 

Na elaboração do edital e do termo de referência, foram usados os estudos doados pela FloripAmanhã sobre o ordenamento náutico e o material intitulado “Floripa de Frente pro Mar, Resgate da Orla”, além do material doado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), que apresenta aspectos que indicam, por exemplo, que o local escolhido para receber a estrutura é adequado.

 

O grupo técnico que compôs o material realizou visitas técnicas nas marinas de Itajaí e Balneário Camboriú. Além disso, foi apresentada a ideia e a ilustração de como poderá ser o projeto, com sua área compreendida, ao Ministério Público Estadual e Federal, ICMBio, Fatma, Capitania dos Portos, SPU, CGU, AGU, para que estes pudessem ser ouvidos e ter o conhecimento prévio do que estava sendo planejado e proposto.

 

O Parque Urbano e Marina na Beira-mar

 

Além do maior aproveitamento do espaço público, a marina será uma grande fonte de geração de emprego. Para cada vaga molhada, são empregadas em média 12 pessoas, dependendo do tamanho da embarcação, sendo cerca de dois mil contratos diretos e quatro mil indiretos, considerando, por exemplo, 500 vagas molhadas, fator que contribuirá diretamente com crescimento econômico da cidade.

 

O local já possui pista de desaceleração de carros, fazendo com que o projeto se integre com facilidade aos modais da cidade (ônibus, bicicletas e pedestres), à rede hoteleira do Centro e à via gastronômica da Rua Bocaiúva, tornando-se um local com grande atratividade para moradores e turistas.


galeria de imagens