05/07/2016 - Turismo
Projeto da marina tem perfil definido
Projeto final será uma junção de estudos apresentados pelas empresas

foto/divulgação: Divulgação

Empresa ARK7 Arquitetura obteve maior pontuação no estudo arquitetônico e urbanístico

Após uma análise minuciosa dos dois projetos entregues à Prefeitura para a implantação do Parque Urbano e Marina na Beira-mar Norte pelas empresas ARK7 Arquitetura e AJX & Karolyne Soares, foi definido o perfil do projeto que servirá como base para a elaboração do edital de licitação da concessão.


Com a avaliação do grupo técnico e os consultores de “notório saber”, a ARK7 Arquitetura obteve a maior pontuação no estudo preliminar arquitetônico e urbanístico e no de viabilidade econômica e financeira. Já a AJX & Karolyne Soares pontuou mais nos estudos de territorialidade, impacto simplificado, diagnóstico ambiental e nos aspectos legais.

 

Com a análise definida, o passo agora é aguardar a aprovação do projeto da Lei de Concessão, que já foi encaminhado à Câmara Municipal, para que possa ser elaborado e lançado o edital de licitação da concessão para a implantação do Parque Urbano com Marina. O projeto prevê a concessão do espaço pelo período de 30 anos para a empresa que for implantar o projeto, tempo considerado necessário para o retorno dos investimentos que serão realizados pela iniciativa privada.

 

A área contará com um parque urbano público, de convivência, com espaço para a realização de eventos, estacionamento de veículos, quiosques e área de lazer e práticas esportivas que envolvam o mar. Haverá a integração de modais, já que a marina abrigará vagas molhadas de uso público, sendo uma parte destinada a uma futura instalação de transporte náutico.

 

Entre as entidades que participaram da análise dos projetos, por meio de opiniões e auxiliando a comissão, estavam a OAB, ICMBio, Acatmar, AsBEA, Fundação Certi e o CREA/SC.

 

Já a equipe formada por detentores de notório saber, que prestaram consultoria e suporte para a análise dos projetos, era composta por Amyr Klink, com experiência no setor náutico; Jaime Lerner, do meio urbanístico; Nelson Ronnie dos Santos, superintendente do BRDE, que deu sua opinião na parte de economia, e José Eduardo Azevedo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque, que opinou em relação à inovação e tecnologia.


galeria de imagens