06/10/2016 - Eventos
Fenaostra: vencedores do concurso gastronômico
Entrega dos prêmios será no sábado, durante a festa

foto/divulgação: Rafaela Martins/PMF

Participantes do Concurso na etapa acadêmico, realizada na Faculdade Estácio

O II Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative foi um sucesso. Ao todo, foram cinco participantes na etapa profissional e outros quatro na acadêmica. Junto dos concorrentes, havia auxiliares e os professores orientadores – no caso dos estudantes. As premiações das disputas, que terminaram nesta quarta (5), serão entregues no sábado (8), às 14 horas, no local da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana.

 

Na categoria acadêmica, realizada na quarta, na Faculdade Estácio de Sá, unidade Florianópolis, a primeira colocação ficou com a estudante Sádia Silva Oliveira. Durante a prova, ela foi auxiliada por Marcio José Conceição e a professora orientadora Katarzyna Bortnowska Marinho. O prato apresentado pela equipe foi um jardim de ostras levemente defumadas ao molho de tucupi. Como prêmio, ela receberá uma viagem nacional de intercâmbio.

 

A segunda colocação foi para o prato ostra royale à moda manezinho, elaborado pelo acadêmico Vitor Hahn Monteiro Lufchitz, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Ele teve como auxiliar Newton Kramer dos Santos Neto e o professor orientador Gustavo Adolfo Maresch.

 

Em terceiro lugar ficou o acadêmico Getulio Freitas Filho, da Faculdade SENAC. Auxiliado por Rafael Vieira da Silva e o professor orientador Arnaldo Toro, ele apresentou uma prato de ostras envolvidas em presunto cru ao hollandaise de limão e risotini negro.

 

Categoria profissional

 

Já na categoria profissional o chefe do Freguesia Oyster Bar e Restaurante, Sergio Andres Galvis Olaya e Driele Jaroseski, obteve pela segunda vez a primeira colocação no Concurso. Nesta etapa, realizada na Faculdade SENAC, cada concorrente deveria apresentar uma entrada e um prato principal, e ele elaborou uma canoa de ostras e um espeto de ostras mané. Como prêmio ele receberá uma viagem internacional de intercâmbio.

 

Os segundos colocados foram Edgar Pari Titto e Kevin Leon Gamboa, do Restaurante Sabor Peru. A entrada deles foi ostras com aromas cítricos, rabanete e pimenta, e o prato principal era ostras em beterrada com espuma de maracujá e purê do campo.

 

Por fim, o Costão do Santinho obteve a terceira colocação com a apresentação dos chefes Ricardo Soares Fernandes e Andria Yuri Shigueno Fernandes. Como entrada eles serviram areia de mandioca com ostra in natura e espuma de limão. Em seguida produziram um prato de ostra ao bafo de bergamota com baroa assada e pesto de coentro.

 

Em ambas categorias os segundos lugares receberão um valor de R$ 1 mil e os terceiros, R$ 500,00, durante a cerimônia de premiação, no sábado.

 

O objetivo do concurso é o de valorizar o título concedido em 2014 para a Capital, de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, além do molusco que dá nome a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana.


galeria de imagens