05/06/2017 - Pesca e Maricultura
SIM e Caminhão do Peixe 100% Manezinho entram em vigor
Objetivo é garantir a qualidade dos produtos de origem animal produzidos em Florianópolis

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Serviço de Inspeção Municipal e Caminhão do Peixe 100% Manezinho entram em vigor

Nesta segunda-feira(5) foram instituídos o Sistema de Inspeção Municipal e o Caminhão do Peixe 100% Manezinho. Participaram da solenidade, o prefeito Gean Loureiro, o vice-prefeito municipal, João Batista Nunes, vereadores, secretários municipais, CDL, EPAGRI, representantes dos pescadores e maricultores de Florianópolis, Floripa Amanhã e Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

 

De acordo com o prefeito, este instrumento contribuirá com a arrecadação municipal, evitando a fuga de recursos por conta do comércio clandestino. Nas próximas semanas deverá ser assinado um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural para capacitar 150 pescadores e 150 maricultores de Florianópolis. “Estamos valorizando o nosso pescador e o nosso maricultor. Esse é apenas um primeiro passo na busca de qualificação para o setor.”, garantiu Gean Loureiro.

 

O Serviço de Inspeção Municipal consiste na inspeção e fiscalização industrial e sanitária de todos os produtos de origem animal produzidos em Florianópolis. O município terá um instrumento para garantir a qualidade e inocuidade dos alimentos ofertados à sociedade. Além disso, contribuirá para que os produtores respeitem as exigências sanitárias previstas em lei.

 

Toda a parte de fiscalização ficará a cargo da Superintendência da Pesca da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. “A ideia é que com esta regulamentação seja agregado valor final aos produtos gerados em Florianópolis e com isso haja um aumento na oferta de emprego e renda para o setor. Essa é uma missão que nos foi dada desde janeiro pelo prefeito”, destacou Adriano Weickert, superintendente da Pesca.

 

Já para a presidente da ONG Floripa Amanhã, Anita Pires, o SIM vem somar-se a classificação da capital catarinense como Cidade UNESCO de Gastronomia. Segundo ela, com esse novo instrumento será possível garantir ainda mais a qualidade do alimento comercializado.

 

 

Caminhão do Peixe 100% Manezinho

 

O tradicional Caminhão do Peixe, que vende pescados a preços populares em diferentes pontos da cidade, passará a comercializar exclusivamente produtos que tenham sua origem no município de Florianópolis. Além disso, incluirá em sua lista itens da maricultura. Outra mudança será a priorização dos bairros mais carentes da capital catarinense.