Secretaria Municipal

Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico



  • Banner: Editais 18a Fenaostra
  • Banner: Cidades Emergentes e Sustentáveis
  • Banner: Juro Zero Floripa
  • Banner: Exporta Floripa
  • Banner: Tutorial NFPS-E
  • Banner: Cidade Criativa Unesco da Gastonomia
  • Banner: Observatório do Turismo
home >
Aeroporto Internacional Hercílio Luz

O Aeroporto Internacional de Florianópolis - Hercílio Luz é o 14º mais movimentado do país e está na lista dos que mais recebem voos charter na temporada de verão. Devido as excelentes condições meteorológicas de sua localização geográfica o aeroporto registra um alto índice de operacionalidade ao longo dos anos, acima de 99%. Esta situação além de favorecer as atividades de pouso e decolagem, faz com que o mesmo seja escolhido como principal alternativa para empresas aéreas, quando necessitam alternar voos devido a condições climáticas desfavoráveis em outras pistas.  
 
A cultura e o belíssimos pontos turísticos da capital catarinense inspiraram o artista plástico maranhense, Almir Tirelli, que produziu para o Aeroporto de Florianópolis as maiores tapeçarias já feitas artesanalmente no Brasil. As três peças que totalizam 36 metros quadrados estão expostas no saguão do aeroporto e estampam o Ilhéu e seu artesanato elaborado pelos imigrantes açorianos, em cenas onde a confecção da rede de pesca, as rendas e outras atividades manuais ganharam cores vivas e movimento. 

Estão expostas também três placas comemorativas referentes à inauguração do terminal em 1976, 2° fase de obras em 1988 e uma homenagem ao poeta catarinense, Crus e Sousa.

No desembarque internacional encontra-se um belíssimo vitrô com paisagens que refletem as cidades de Blumenau e a Praia de Balneário Camboriú e no embarque doméstico um painel do artista Djalma Urban.

O atual terminal de passageiros ficou modesto para o crescimento de Florianópolis. Por isso, a cidade ganhará um novo aeroporto, com capacidade para receber 2,7 milhões de passageiros por ano.

O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis terá 35.817m² e capacidade para atender 2,7 milhões de passageiros por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves contará com 12 posições para aviões de grande porte. Uma facilidade para os passageiros serão as cinco pontes de embarque  contempladas no projeto. Para agilizar as operações de pouso e decolagem será construído um novo sistema de pista de taxiamento.

Projetado dentro do conceito Aeroshopping, o novo terminal de passageiros contará com diversas opções de serviços e comércios. Nos 64 pontos comerciais previstos serão implantadas agências bancárias, praça de alimentação, um amplo estacionamento com 1.800 vagas e um mix comercial voltado para atender às necessidades dos usuários.

 

 

Localização: Av. Diomício Freitas, 3393 - Carianos

Informações:Fone: (48) 3331-4000

www.infraero.gov.br

 

Distância do Centro de Florianópolis: 13 KM.



Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.