Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

home >

Cidade Digital


O projeto de Cidade Digital propõe a implantação de uma infraestrutura de rede digital para atender toda a cidade, interligando as unidades da Prefeitura de Florianópolis e oferecendo internet sem fio com acesso gratuíto para a população. 

A rede digital fará a integração de 174 unidades da Prefeitura de Florianópolis à rede de fibra óptica da Rede Metropolitana Governamental. O projeto interligará as diversas unidades de saúde, educação e administrativa do Governo Municipal. 85% dos pontos são relacionados a saúde e educação

Com a integração, todo o território do município de Florianópolis terá cobertura de fibra óptica. A estrutura de fibra permitirá uma velocidade de no mínimo 1 Gbps nos postos de saúde, escolas e unidades de atendimento da Prefeitura. Atualmente, esses locais possuem uma conexão de apenas 1 Mbps.

Interligado à rede, serão disponibilizados 20 pontos de acesso público com tecnologia Wifi, cobrindo prioritariamente regiões de baixa renda.

O projeto de Cidade Digital foi encaminhado para a captação de recursos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e foi uma das propostas selecionadas.