Secretaria Municipal

Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico



  • Banner: Somar Floripa
  • Banner: Confira a programação da 18ª Fenaostra
  • Banner: Editais 18a Fenaostra
  • Banner: Cidades Emergentes e Sustentáveis
  • Banner: Juro Zero Floripa
  • Banner: Exporta Floripa
  • Banner: Tutorial NFPS-E
home >
Cidades Emergentes e Sustentáveis

 

 Com o objetivo de fortalecer o tema sustentabilidade no   planejamento e na gestão urbana, o Banco Interamericano de   Desenvolvimento (BID) lançou em 2010 a Plataforma Cidades   Emergentes e Sustentáveis (CES), focada em cidades médias   de crescimento acelerado na região da América Latina e Caribe. A Plataforma se apoia em uma metodologia que oferece indicadores e estratégias para definir linhas de ação prioritárias em uma abordagem multidisciplinar que procura integrar a sustentabilidade nas perspectivas ambiental, territorial urbano e fiscal. Em sua fase piloto, a metodologia foi aplicada em Goiânia e posteriormente, com o apoio da CAIXA, em outras quatro cidades: João Pessoa, Palmas, Florianópolis e Vitória.

 

O Plano de Ação Florianópolis Sustentável é resultado de um amplo trabalho de cooperação interinstitucional realizado no âmbito do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a CAIXA.

 

A Prefeitura de Florianópolis aderiu à iniciativa assumindo a coordenação local das atividades por meio de uma Comissão de Acompanhamento e Apoio à implementação da ICES no Município. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) foi selecionado para a execução direta do trabalho junto à equipe da Prefeitura, sob a supervisão dos promotores.

 

Outras instituições e empresas locais, nacionais e internacionais, parceiras da Iniciativa, também colaboraram em assuntos das suas especialidades.

 

Um plano de ação e de investimentos dessa natureza, com tal propósito e amplitude temática, no entanto, se constrói a partir do conhecimento local acumulado, exposto à metodologia própria da CES e à atualidade do aprendizado sobre a sustentabilidade urbana no Brasil e no mundo.

 

Os temas de trabalho, agrupados nas três dimensões de sustentabilidade da CES (ambiental, urbana e de governança e fiscal), foram abordados por especialistas a partir de estudos apoiados em indicadores, coleta de informações e por uma pesquisa de opinião pública realizada por uma empresa especializada local que registrou a percepção da população sobre os temas tratados.


Saiba mais acessando os estudos:

Plano de Ação Florianópolis Sustentável


dúvidas: cibele@pmf.sc.gov.br



Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.