Secretaria Municipal

Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico



  • Banner: Cidade Criativa Unesco da Gastonomia
  • Banner: Calendário mensal de eventos
  • Banner: Observatório do Turismo
  • Banner: Operação Presença - Verão 2017
  • Banner: Ministério do Turismo
  • Banner: Exploração sexual não é turismo
  • Banner: Passaporte Verde
home >
Igreja Nossa Senhora das Necessidades

A localidade de Santo Antônio de Lisboa é uma das três mais antigas da Ilha de Santa Catarina, e mantém ainda hoje um dos conjuntos arquitetônicos mais representativos da fase de colonização do nosso litoral. Recebeu seus primeiros colonizadores no final do século XVII, e a localidade cresceu no molde das vilas portuguesas, com uma ou duas ruas principais em paralelo com o mar e poucas ruas transversais.

Como uma das três mais antigas vilas da Ilha de Santa Catarina, guarda uma forte tradição pesqueira. Em todas as vias se mostram presentes expressivos casarões antigos.

A Igreja Nossa Senhora das Necessidades, edificada entre 1750 e 1756, é tombada através dos Decretos Municipal nº 1.341/75, de 17 de dezembro de 1975, e Estadual nº 2.998, de 25 de junho de 1998 é uma das mais belas construções religiosas de origem portuguesa no litoral catarinense. Foi criada por Provisão Episcopal em 26/11/1751, sendo a data de sua construção incerta. Os historiadores indicam o ano de 1750 como o marco inicial da sua construção, e 1756 como término.

Em 1845 a freguesia de Santo Antônio de Lisboa recebeu a visita oficial do Imperador D. Pedro II, acompanhado pela Imperatriz Thereza Christina. Nesta oportunidade as autoridades imperiais estiveram na igreja local, concedendo donativos à mesma, assim como à Freguesia.

Segundo os moldes das primeiras igrejas brasileiras, a de Santo Antônio de Lisboa apresenta uma fachada simples, ao contrário de seu interior, que apresenta elementos artísticos integrados ao arquitetônico, formado por uma belíssima talha característica do período de transição entre o barroco e o rococó. De construção imponente, possui altares barrocos, com peças e imagens sacras de alto valor artístico e histórico.

 

Local: Santo Antônio de Lisboa - Acesso pela SC-401 a 16 Km do centro da cidade



Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.