Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

home >

Museu Arqueológico Ar-livre Costão do Santinho

O Museu ao Ar Livre na praia do Santinho é um passeio maravilhoso, pois além do cenário paradisíaco, pode-se também apreciar Inscrições Rupestres grafadas possivelmente entre 1 mil e 4 mil anos atrás. As inscrições rupestres ou petroglifos são expressões gráficas marcadas em superfícies rochosas, quase sempre em lugares elevados como costões, penhascos e paredões.

No costão sul da Praia do Santinho, há sinalização e calçamento para que o visitante tenha mais comodidade, assim como uma "praça do conhecimento", onde se encontram murais com informações sobre as inscrições.             

No costão Norte encontram-se 2 sítios arqueológicos um à 200 metros da praia e outro à 800 metros, com acesso mais difícil. Normalmente as representações são de figuras antropomorfas, conjunto de linhas retas, onduladas, ou ziguezagueadas e animais.          

No Museu também podem ser vistas, oficinas líticas, que representam um importante patrimônio arqueológico da Ilha de Santa Catarina. O Museu Arqueológico ao Ar Livre do Santinho recebe em torno 70.000 visitantes por ano.

 

Visitação: horário livre aberto ao público.

Obs.: Lugar seguro, com iluminação noturna.

Localização: Praia do Santinho