Secretaria Municipal

Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico



  • Banner: Somar Floripa
  • Banner: Confira a programação da 18ª Fenaostra
  • Banner: Editais 18a Fenaostra
  • Banner: Cidades Emergentes e Sustentáveis
  • Banner: Juro Zero Floripa
  • Banner: Exporta Floripa
  • Banner: Tutorial NFPS-E
home >
Projeto Marca Turística de Florianópolis

O LOGO – Laboratório de Orientação de Gênese Organizacional, um Grupo de Pesquisa e Extensão vinculado ao programa de graduação e pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Turismo, realizou o projeto Marca Florianópolis. A iniciativa contou com o apoio do Sapiens Parque.

 

Desde o lançamento do projeto, em julho de 2014, a comunidade foi envolvida em diversas etapas do estudo, respondendo ao principal questionamento: “O que marca Florianópolis para você?”. Foram entrevistados 40 formadores de opinião da cidade; outras mil pessoas foram ouvidas diretamente; gravados 213 depoimentos em vídeo e outros 500 realizados por escrito.

 

O site recebeu mais de 35 mil visitas, foram realizados 21 eventos criativos com a participação de 430 envolvidos e com mais de 1.200 conceitos discutidos, sendo cinco usados na construção do DNA da Marca, apresentados em maio de 2015: Vibrante, Natural, Multicultural, Mágica e "Quirida". Essas cinco características representam a essência da capital catarinense, construído por cada uma das pessoas que participaram do projeto.

 

“A marca da cidade foi construída de dentro para fora. Com a participação de todos aqueles que amam Florianópolis. Nós fizemos as identidades visuais utilizando também referências do mundo inteiro, criamos uma fonte exclusiva que chamamos de purpurata – flor símbolo da cidade – e desenvolvemos propostas que posteriormente foram trabalhadas em conjunto com um grupo de designers, chegando a esta marca dinâmica, com diversas possibilidades de aplicações”, destacou o coordenador do LOGO (UFSC), Luiz Salomão Ribas Gomez.

 

O estudo foi dividido em três fases: etapa think (pesquisa e entrevistas preliminares) e com a realização de eventos criativos (com evolvidos no processo, imprensa, empresários e moradores, entre outros); etapa experience (identidade visual, validação e propósito); etapa manege (estratégias de gestão da marca).

 

Durante a etapa de votação, quando havia três propostas de marca para a cidade, a escolhida pelo público foi a "Minha Floripa". Após a decisão um grupo de designers profissionais juntou-se com os que já estavam envolvidos na elaboração do projeto e reestruturaram a marca mais votada, conforme a proposta colocada desde o início de cocriação. Portanto, a marca da cidade possui uma proposta dinâmica e de uso individualizada, por isso sua denominação de "Minha Floripa". 

 

A marca turística da cidade pode adquirir o formato que você quiser, tendo diversos ícones como opção para que sua empresa, projeto, ideia, possam utilizar, desde que seja seguida as suas normas de utilização. A fonte da marca também é exclusiva e aberta para uso, denominada purpurata. Florianópolis agora possui uma marca feita por todos, inclusive você!

 

Saiba mais no manual de identidade visual da marca! www.issuu.com/logoufsc/docs/manual_siv_minha_floripa

Acompanhe o processo de construção da marca MINHA FLORIPA AQUI!


galeria de imagens


Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.