22/06/2016 - Turismo
Museu da Cidade começa a ganhar forma
Primeira reunião sobre o projeto expográfico ocorreu nesta quarta

foto/divulgação: Bruna Nicoletti/PMF

Comissão conhece empresa que irá elaborar o projeto expográfico

Os representantes da empresa que venceu a licitação aberta pelo Sesc para a criação do Museu de Florianópolis, que terá como sede a Casa  de Câmara e Cadeia, se reuniram nesta quarta-feira, 22, com a comissão para o primeiro contato entre os dirigentes do projeto e a realizadora. Durante o encontro foram discutidos aspectos importantes para a implementação do novo espaço cultural na capital. O anteprojeto elaborado pela Expomus ficará pronto em 180 dias.

 

“O intuito é inserir o Museu em discussões mundiais e fazer dele uma instalação contemporânea, fugindo da cristalização da história que apenas celebra os feitos” explanou Carolina Vilas Boas, representante da Expomus sobre a responsabilidade tomada.

 

Em Florianópolis é preciso achar o equilíbrio entre o acervo e a tecnologia, trazendo discussão sobre a cidade e sobre o espaço urbano. A intenção é fazer com que o visitante se sinta acolhido, integrado e que desfrute de cada experiência apresentada. Para isso foram contatados pesquisadores locais para auxiliar na definição dos principais eixos e abordagens que este ambiente trará.

 

No início do mês a empresa já realizou uma visita técnica ao local, onde visualizou a construção, achados arqueológicos e a batente original da casa, podendo ter uma maior noção da grandeza e importância do projeto. A previsão de conclusão das obras de restauração da Casa de Câmara e Cadeia é julho de 2016, ficando apenas a parte do seu anexo para ter continuidade na execução.

 

Expomus

 

A empresa Expomus está há 35 anos no mercado de trabalho com sede em São Paulo na área de cultura e museologia. Estudam a tipologia do museu de cidade, que abre caminhos para a educação socioambiental, cultural e antropológica. Neste novo desafio, estão em parceria com a empresa Bummub que atua em programação visual, identidade visual e expografia.

 

No portfólio nacional da empresa estão feitos como o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, o Museu da Assembléia Legislativa de Minas, a exposição Cerrado: uma janela para o planeta, o Museu de Arte Sacra de Paraty, entre outros.