14/02/2017 - Carnaval
Carnaval de Florianópolis está dentro do cronograma previsto

foto/divulgação: Divulgação / Koi Comunicação

Carnaval de Florianópolis está dentro do cronograma previsto

Os preparativos para o Carnaval 2017 em Florianópolis estão dentro do cronograma previsto pela Prefeitura de Florianópolis. Esta foi a conclusão de uma reunião envolvendo a Secretaria de Turismo da Capital, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Guarda Municipal, Secretarias Municipais, patrocinadores e a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis.

 

Um dos pontos já definidos é que a concentração e o desfile do Enterro da Tristeza, no dia 23, seguirá o mesmo trajeto do ano anterior. O bloco saíra da Avenida Hercílio Luz, esquina com a Avenida Mauro Ramos, em direção à Praça XV de Novembro. Já o POP Gay, no dia 27, vai acontecer dentro do espaço da Arena Skol na Praça Fernando Machado. Não será cobrada entrada para esta festa.

 

A expectativa é de que os desfiles dos Blocos de sujo, no dia 25, sejam acompanhados por mais de 130 mil pessoas pelas ruas da região central de Florianópolis. Para garantir o retorno ao lar após a festa serão disponibilizados a cada dia 20 ônibus extras nos horários de maior procura.

 

 

Desfile das Escolas de Samba

 

A organização do desfile das Escolas de Samba, no dia 25, será feita em parceria entre a SETUR e a LIESF. A Prefeitura vai responder pela limpeza da passarela e de suas áreas, sinalização, grades externas e segurança. Toda a parte técnica, incluindo a escolha dos jurados e critérios de votação, estará a cargo da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis.

 

Também a venda de ingressos e de camarotes está sendo realizada pela LIESF. Para obter informações sobre valores e compra de bilhetes para o dia do desfile das Escolas de Samba, os interessados devem acessar o site http://www.liesf.net. O endereço possibilita conhecer também os sambas enredo deste ano.

 

 

Blocos de Sujo

 

Em virtude da grave situação financeira da Prefeitura de Florianópolis, na edição deste ano o município restringirá o apoio aos blocos carnavalescos à cessão de banheiros químicos, gradis, tendas e ao apoio da Guarda Municipal. Nenhuma agremiação foi contemplada com repasse de verbas, respeitando inclusive uma orientação do Ministério Público de Santa Catarina nesse sentido.

 

Os itens com os quais o município pode colaborar dependiam de reserva antecipada de equipamentos e servidores, levando-se em conta o número de blocos a serem atendidos. As 35 entidades que respeitaram todos esses pré-requisitos foram atendidas. Entre elas, o Enterro da Tristeza e o Bloco Sou+Eu. Ficaram excluídas do processo as que encaminharam à SETUR a solicitação depois do prazo previsto ou solicitaram algum item fora do determinado. Incluem-se nestes casos o Carnaval do Zé Pereira e o Berbigão do Boca.

 

A SETUR lamenta que dois dos mais tradicionais blocos carnavalescos de Florianópolis e de Santa Catarina não realizem seus desfiles nesta edição. No entanto, ela assegura ter dado a ambos o mesmo tratamento dispensado a todas as demais agremiações.