06/07/2018 - Tecnologia
Ticen recebe a Incrível Máquina de Livros neste final de semana

foto/divulgação: PMF

Máquina Livros

O equipamento, que fica de 7 a 9 no terminal, permite aos leitores trocarem um livro já lido por outro gratuitamente

Você tem em casa algum livro que já leu e gostaria de transformá-lo em uma nova leitura? Pois saiba que esse desejo pode se tornar realidade e você poderá ampliar o seu repertório de leitura sem gastar nada por isso. A Prefeitura de Florianópolis trouxe para a capital a Incrível Máquina de Livros, iniciativa do Infinito Cultural em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), permanecendo de 7 a 9 de julho, entre 10h e 18h, no TICEN na Avenida Paulo Fontes.

“É muito importante concedermos mais opções de acesso à leitura. Esse projeto é uma ótima oportunidade para fazermos girar os livros que temos em casa e, ao mesmo tempo, receber outros, permitindo novos conhecimentos”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

Para participar, basta levar um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), inserir na máquina e apertar um dos dois botões disponíveis – adulto ou infantil – e automaticamente, aquele livro se transforma em outro livro, que o participante levará para casa e aproveitará sua nova leitura.

Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar até no máximo três livros. Vale lembrar também que os livros que as pessoas colocarem serão futuramente transformados para outras pessoas e por isso não serão aceitos gibis, livros didáticos e livros técnicos.

O equipamento tem capacidade de transformar mil livros por dia. Serão centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira, escritoras infantis de sucesso como Eva Furnari e Ana Maria Machado, além das obras dos autores indicados ao Pêmio Jabuti. Os livros transformados, que podem ser novos ou usados, sempre são uma surpresa.

Segundo Fauze Hsieh, presidente da Infinito Cultural, promover e incentivar a leitura além de ser uma questão prioritária, é algo motivador. “Em um mundo cada vez mais conectado e digital, é de extrema importância trazer para a pauta do dia, a relevância dos livros na educação e formação, de uma forma leve e descontraída. A proposta é trabalhar o lúdico e despertar o interesse pela leitura a partir da valorização do objeto livro”, conta ele.

A Incrível Máquina de Livros vai rodar 15 mil quilômetros passando por 21 cidades em 13 estados brasileiros. A ação chega à capital catarinense depois de percorrer as cidades de Poços de Caldas, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador, além de Rio de Janeiro, Niterói, Goiânia, Brasília, Ribeirão Preto e Porto Alegre. E essa não será a sua última parada. Depois de Florianópolis, pessoas de Blumenau (SC), Curitiba e Londrina (PR), São Paulo, Guarulhos, Campinas, Barueri e São Bernardo do Campo (SP) também terão sua oportunidade para trocar livros que já não lhe interessam mais por títulos diferentes.