15/12/2020 - Turismo
Florianópolis divulga plano de ação para temporada de verão

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Ponte Hercílio Luz, principal cartão postal de Florianópolis.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, Turismo e Superintendência de Serviços Públicos, divulga o plano de ação para temporada de verão 2021 nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. As ações visam ampliar a testagem de pessoas confirmadas com o novo Coronavírus, ampliar a fiscalização de medidas sanitárias vigentes e orientar à população.
 
Contratação de mais pessoas para compor o SUS municipal
 
Desde o dia 1 de dezembro a Prefeitura está contratando mais profissionais de Saúde para compor o Sistema Único de Saúde Municipal. Já foram contratados, até o momento, mais 10 médicos, 44 técnicos de enfermagem e 13 enfermeiros para Centros de Saúde e Upas. Há, no momento, processo aberto para o chamamento de mais 6 médicos, 6 técnicos de enfermagem e 3 enfermeiros. A contratação ocorrerá até a segunda quinzena de janeiro.
 
Ampliação de testagem
 
A Secretaria de Saúde já está trabalhando para ampliação de mais locais de testagem para a Covid-19. A ideia é que sejam criados mais centros de testagem, e um local para testes na modalidade drive-thru. Para as implantações, o órgão já está estudando locais e estruturando contratos. A Capital já realiza atualmente uma média de mil testes por dia. Desde o começo da pandemia, mais de 145 mil testes foram feitos em Florianópolis.
 
Investigação epidemiológica 
 
A Vigilância Epidemiológica assinou um termo de colaboração com o Estado do Paraná para disponibilizar um novo sistema de banco de dados. Haverá ainda, ampliação do quadro de funcionários da agentes de vigilância. O município está buscando também a contratação de aplicativo para aumentar a rapidez na investigação epidemiológica. A contratação de mais funcionários será feita mediante necessidade, assim novas pessoas vão sendo chamadas do contrato do processo licitatório.
 
Garantia de insumos e infraestrutura – vacina Covid-19
 
Na cidade, todos os Centros de Saúde estão munidos de câmaras frias para armazenamento dos imunizantes, e a administração municipal já deu entrada em processos licitatórios para ampliar a capacidade de armazenamento de doses.
 
Atualmente, a Capital já possui 115 mil agulhas e 325 mil seringas estocadas para vacinação contra a doença. Foram ainda separados 20 milhões, do orçamento já aprovado pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, para a compra direta do imunizante, caso seja necessário. O Sistema Único de Saúde Municipal já tem capacidade geral de armazenamento para mais de 3 milhões de doses de vacinas.
 
Alô Saúde Floripa
 
O Alô Saúde seguirá fazendo atendimento 24h para todas as pessoas da cidade que estejam com suspeita da doença ou qualquer outro problema de saúde. Na temporada o serviço será ampliado para disponibilizar teleconsulta médica 24h, vinculada ao atendimento do Alô Saúde, ou seja, a população poderá ligar e já ter a sua consulta. Para esse serviço a Secretaria de Saúde está buscando empresas para abrir processo licitatório.
 
Aumento na fiscalização 
 
A Vigilância Sanitária de Florianópolis irá continuar atuando para fiscalização das medidas sanitárias vigentes. Eventos seguem proibidos seguindo a classificação de risco estadual, portanto, o órgão continua fazendo fiscalizações regularmente destas ações.
  
Serão desenvolvidas, ainda, ações de fiscalização para visitação da Ilha do Campeche e na Costa da Lagoa em conjunto com a Fiscalização de Transportes e Guarda Municipal. Nas últimas semanas a Vigilância já começou a operação atuando na Costa da Lagoa.
 
A Vigilância seguirá também atuando no Aeroporto Internacional com barreira sanitária. No local será feito acompanhamento do desembarque doméstico no aeroporto durante todo horário de funcionamento do aeroporto, orientação em relação ao uso de máscaras, e encaminhamento para a testagem de pessoas com sintomas respiratórios e/ou com temperatura elevada.
  
Estudo e tecnologia
 
A equipe técnica da Secretaria de Saúde seguirá estudando os últimos estudos em saúde pública relacionados ao novo Coronavírus para aperfeiçoar os atendimentos aos moradores e turistas que visitem a cidade. Esses estudos fazem com que a equipe reorganize continuamente os processos de trabalho nos serviços de saúde com novas informações científicas, novas tecnologias e novos protocolos.
 
Praias
  
Nas praias a Secretaria de Turismo e a Superintendência de Serviços Públicos estão verificando com a Secretaria de Patrimônio da União em Santa Catarina para poder capacitar ambulantes para que os mesmos instalem guarda-sol, com distanciamento, intercalados por bandeirinhas na faixa de areia. A bandeira estará com a frase: local reservado para você, respeitar o distanciamento social é respeitar o próximo. A ideia é que  caso a população queira ficar no local onde já há um guarda-sol, para colocar o seu próprio poderá entrar em contato com o ambulante  para a retirada. A princípio, a proposta é de que haja 5 metros de distancia entre cada guarda-sol.
 
A ação também contará contará com, em média, 20 profissionais por turno para orientar e sensibilizar a população nas praias sobre protocolos sanitários. Os profissionais usarão camisetas com frases como: “a pandemia não acabou”, “respeite o distanciamento social”, entre outras para orientar a população.