13/03/2013 - Cultura
Maratona Cultural terá 36 horas de programação
Em comemoração aos 287 anos de Florianópolis são mais de 36 horas de programação totalmente gratuitas entre os dias 22, 23 e 24 de março.

foto/divulgação: divulgação

divulgação

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, 13/03, no gabinete do Prefeito, foi anunciada a Programação Oficial da 3ª edição da Maratona Cultural, evento que oficialmente passa a ser em comemoração ao aniversário da cidade. Participaram da coletiva o Prefeito, Cesar Souza Jr, o secretário Estadual de Turismo, Beto Martins e a coordenadora geral da Maratona, Paula Borges. “A Maratona Cultural é um grande presente para a cidade” diz o prefeito Cesar Souza Jr.  De acordo com o secretário da SOL, Beto Martins,  o governo vai continuar apoiando o evento que possui grande importância para a cultura da cidade.


Serão mais de 36 horas de atrações gratuitas de dança, música, teatro, cinema e artes visuais entre 237 produtos culturais apresentados por 713 artistas, 85% são de Santa Catarina. Os 42 espaços de arte estarão espalhados pela ilha e continente e abrangem todas as regiões do município com três principais polos, Parque de Coqueiros, Praça Bento Silvério na Lagoa da Conceição e Centro da cidade. Para garantir a participação do público, o transporte coletivo vai funcionar no sábado – feriado em comemoração ao aniversário da cidade - e domingo com horário de sábado. Além disso, para atender a demanda bares e restaurantes do centro da cidade ficarão abertos durante o final de semana.

 

Novas atrações confirmadas na Maratona Cultural de Florianópolis

 

O francês Nicola Son e os shows nacionais de Jorge Mautner e Raimundos foram algumas das novidades anunciadas

 

Na coletiva foi divulgoda as novas atrações que estão confirmadas na Maratona Cultural de Florianópolis. Entre as novidades estão os shows nacionais de Jorge Mautner e Raimundos, a vinda do francês Nicola Son para apresentação única e o especial 100 Anos Vinícius de Moraes, que promete movimentar o Mercado Público. Os números atualizados da terceira edição da Maratona Cultural de Florianópolis, confirmada para os próximos dias 22, 23 e 24 de março, impressionam: serão 36 horas de programação, em 42 espaços na Ilha e Continente, e nada menos que 781 artistas envolvidos. Todas as apresentações são gratuitas.

 

No primeiro dia do evento (22/03) a novidade é o francês Nicola Son, sucesso de público em 2012 no Brasil com a sua mistura inusitada de maracatu, xote e frevo com a língua francesa. Depois de colocar o swing carioca na música francesa, agora, no álbum “Nord Destin”, ele apresenta um mix com os ritmos nordestinos. O show de Nicola Son é uma parceria da Maratona com a Aliança Francesa, e será às 20h, no TAC. Os ingressos são distribuídos 1 (uma) hora antes do evento, de acordo com ordem de chegada e respeitando a capacidade estipulada pela casa.

 

No sábado, dia 23, muitas novidades, a começar pela exibição de “Salim na Intimidade”, filme com direção do cineasta Zeca Pires, às 10h30, na Fundação BADESC. A obra integra a Sessão de Cinema Maratona Cultural. Às 13h30, no Mercado Público de Florianópolis, uma homenagem aos 100 anos de Vinícius de Moraes, com os músicos Geysson Dias, Camélia Martins e Verônica Kimura interpretando seus maiores sucessos.

 

Ainda na tarde de sábado, às 15h o largo da Catedral Metropolitana recebe uma orquestra de baterias; às 17h, no calçadão do Open Shopping de Jurerê Internacional, os músicos Sito Lozzi e Badi Assad se apresentam no Jurerê Jazz Festival; e às 17h30 o grupo Ueba, do Rio Grande do Sul, encena “O Bom Quixote” novamente no largo da Catedral, no centro da cidade.

 

Ao anoitecer de sábado, mais uma atração nacional: às 20h30 sobe no palco na praça da Lagoa da Conceição a cantora baiana Karina Buhr, uma das grandes revelações da música nacional. Em 2010, quando lançou o seu primeiro disco, Karina foi eleita “Artista do ano” pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e um dos principais acontecimentos naquele ano para a revista Rolling Stone. Na MTV americana, Karina Buhr foi comparada à cantora Patti Smith, porém “com olhos pintados e um monte de cultura brasileira a seu dispor”.

 

No dia de encerramento da terceira Maratona Cultural de Florianópolis (24/03), dois novos shows nacionais: Jorge Mautner e Raimundos. Mautner, que se apresenta no Parque de Coqueiros, às 19h, reúne em seu show músicas compostas desde 1958 como “Vampiro” e “Sapo Cururu”, além de trabalhos recentes como “Manjar de Reis”, em parceria com Caetano Veloso. Já o Raimundos, com mais de duas décadas de trajetória no rock nacional e a promessa de um álbum com faixas inéditas ainda para este ano, se apresentam em um palco inusitado: o Terminal Urbano de Florianópolis, às 20h do dia 24.

 

A Maratona Cultural conta com patrocínio do Funcultural, através da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina. Co-realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

 

A programação completa da Maratona Cultural está disponível nos endereços:

Site: www.maratonacultural.com

Facebook: www.facebook.com/MaratonaCultural

Twitter: @MaratonaCult

Youtube:www.youtube.com/maratonacultural


galeria de imagens