08/07/2016 - Eventos
Tocha olímpica chega domingo a Florianópolis
Revezamento está previsto para começar às 15 horas, a partir da cabeceira insular da ponte Hercílio Luz

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito, Cesar Souza Junior, com quatro condutores que participarão do revezamento em Florianópolis

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 contará com uma programação especial em Florianópolis, tendo cinco pontos da cidade contemplados com atrações culturais, esportivas e/ou musicais durante o dia em que ocorrerá a chegada do fogo símbolo.


Todas as atrações, trajeto e o nome de alguns condutores foram anunciados nesta sexta-feira (8), durante coletiva de imprensa na Sala de Atos do Mercado Público. Na ocasião, estavam presentes a equipe do Comitê Rio 2016, o prefeito Cesar Souza Junior, a secretária de Turismo, Zena Becker, o diretor de Esportes da Fundação Municipal de Esportes, George Neis, e quatro condutores que vão participar do Revezamento.

 

A previsão é de que a tocha chegue à Capital às 15 horas, mas as programações já tem início às 13 horas na UFSC. Na cabeceira da ponte Hercílio Luz – ponto onde será dada a largada do Revezamento na cidade – as atividades culturais e esportivas começam às 13h30. Às 14 horas, começam as atrações no Largo da Catedral, às 15 hotas em frente à Acojar e às 16 horas no Trapiche da Beira-mar Norte.

 

Durante a programação, haverá a passagem da tocha por aqueles pontos, sendo que em alguns locais ela será levada por condutores e em outros trechos junto a um comboio de veículos. Serão mais de 100 condutores na cidade, somando os indicados pelos patrocinadores oficiais do evento – Bradesco, Coca-Cola e Nissan – e os da própria cidade.

 

O assessor de comunicação do Comitê Rio 2016, Igor Lany, destacou que o comboio é formado por veículos dos patrocinadores, com ações de divulgação e de ativação do evento. Em seguida, vêm os batedores, veículos de segurança e escolta, além dos ônibus com os condutores – estes vão descendo conforme a proximidade dos percursos que irão percorrer com a tocha em mãos. Neste momento de troca, a imprensa poderá entrevistar os condutores, desde que seja de forma breve.

 

“Não tenho dúvidas de que será uma das mais belas passagens da tocha no Brasil. Tanto é que o próprio Comitê optou por fazer aqui grandes eventos, trazendo um movimento importante para a cidade, que já está pronta para receber este evento tão bonito”, ressaltou o prefeito Cesar Souza Junior.

 

Trajeto da tocha

 

Em Florianópolis, o fogo olímpico seguirá o seguinte trajeto: Parque da Luz; ruas Conselheiro Mafra, Francisco Tolentino e Pedro Ivo; avenida Paulo Fontes; praça XV de Novembro; ruas Tenente Silveira, Deodoro e Prefeito Osmar Cunha; avenida Rio Branco; rua Crispim Mira; avenida Mauro Ramos; avenidas Governador Irineu Bornhausen e Professor Henrique da Silva Fontes; ruas Madre Benvenuta, Lauro Linhares e Roberto Sampaio Gonzaga.

 

Depois, a tocha seguirá pelas ruas Engenheiro Agronômico Andrei Cristian Ferreira, Deputado Antônio Edu Vieira e João Pio Duarte Silva, encerrando este trecho em frente à Nissan. Por fim, ela fará o retorno pelas ruas Pio Duarte Silva, Vera Linhares de Andrade; rodovia Admar Gonzaga; avenidas Madre Benvenuta e Professor Henrique da Silva Fontes; ruas Dr. Alberto Sabin e Rui Barbosa; avenida Irineu Bornhausen, encerrando no Trapiche da Beira-mar Norte, onde haverá uma programação musical especial.

 

O fechamento das ruas será feito de forma progressiva, conforme o avanço do comboio que estará com a tocha, tendo à frente batedores da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Conforme o comboio for passando, as vias serão liberadas. A orientação, portanto, é de que as pessoas busquem rotas alternativas aos trechos em que a tocha passará.

 

“O planejamento da Polícia Militar está pronto. No domingo vamos realizar as interdições necessárias no trajeto em que a tocha irá passar. Já estamos com todos os batedores que vão abrir os caminhos para a comitiva treinados. Ao longo do percurso, contaremos com viaturas de varredura para realizar o trabalho de prevenção, no caso de qualquer eventualidade”, frisou o tenente-coronel Marcelo Pontes, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar.

 

Condutores

 

Entre os condutores indicados por Florianópolis para participar do Revezamento, está Jaime Andrade Ramos, que conquistou títulos com práticas esportivas de basquetebol e voleibol. Seu primeiro título “Campeão Citadino” foi conquistado na capital em 1959. Ele participou do Clube Doze de Agosto (Florianópolis); Fluminense (Rio de Janeiro); Flamengo (RJ); Clube Paineiras (Florianópolis); na Seleção Catarinense, Paranaense, Brasileira Mundial nos EUA (2003) e na Grécia (2013).

 

Outro condutor destaque da cidade é Anderson Nocetti. Natural de Florianópolis, o remador conheceu o esporte por meio do seu irmão, Adriano Nocetti, que na época remava no Clube de Regatas Aldo Luz, na Capital. Nocetti está no remo desde 1988, quando disputou sua primeira regata: o barco usado foi um single skiff, o mesmo com que competiu posteriormente as Olimpíadas. Em 1996, transferiu-se para o Clube Náutico Francisco Martinelli, onde remou até 1998. Atuou, ainda, no Grêmio Náutico União de Porto Alegre, e no clube Botafogo Futebol e Regatas, no Rio de Janeiro, onde está até hoje.

 

Anderson foi o primeiro remador brasileiro a competir em quatro Olimpíadas consecutivas: em 2000 na Austrália, 2004 na Grécia, 2008 na China e em 2012 em Londres.

 

Foram apresentados durante a coletiva, ainda, os condutores indicados pelos patrocinadores. Da Coca-Cola, participará o ex-surfista Teco Padaratz; o Bradesco apresentou Odilon Martins, remador de 86 anos.

 

Odilon Martins foi indicado pela remadora Fabiana Beltrame para ser um dos condutores da tocha olímpica. A atleta olímpica homenageou seu Odilon por toda sua força de vontade e inspiração, uma vez que ele é o remador mais velho ainda em atividade no Brasil. Ele rema há 60 anos, é uma lenda viva do remo catarinense. Com disposição de garoto, treina todos os dias, até nos finais de semana. Ele mesmo leva os remos até a água e carrega nas próprias costas, sem ajuda, o barco com o qual já conquistou 16 medalhas de ouro em mundiais masters.

 

Já Teco Padaratz foi bicampeão do WQS e hoje é considerado embaixador do surfe brasileiro. Na elite do esporte, ele conquistou duas etapas: 1991 na Barra da Tijuca e em 1994 em Hossegor, na França. Além disso, ele é músico e produtor áudio-visual.

 

Dos indicados por Florianópolis para participar do Revezamento, estão, ainda: Aldo Matos, dirigente esportivo da Fundação Municipal de Esportes; Hudson Pires, esportista que participa de competições como o Ironman; Josias Bispo de Castro, nadador e técnico; Mario José Gonzaga Petrelli Filho, esportista que participa de competições como Ironman; Thales Bittencourt, remador; Luiza da Silva, esportista de várias modalidades, e Milton Carlos Della Giustina, ciclista.

 

Restaurantes do Mercado abrem no domingo

 

No domingo, quando a tocha olímpica estiver passando pela cidade, o Mercado Público contará com três restaurantes em funcionamento, das 11 às 17 horas, ao som da DJ Lenara Leal. São eles: Colher de Pau, Rancho da Ilha e Trapiche Bar. Haverá também duas peixarias de plantão das 7 às 13 horas.

 

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 conta com o apoio do Ministério da Cultura. Confira abaixo a programação completa:


galeria de imagens