11/07/2016 - Meio Ambiente
Lagoinha do Leste: trilha quase pronta
Programa irá revitalizar as principais trilhas da Capital

foto/divulgação: Divulgação

Revitalização trilha Lagoinha do Leste

Prevista para terminar em setembro, a revitalização da trilha que une o Pântano do Sul à praia da Lagoinha do Leste, no Sul da Ilha, já tornou mais belos e acessíveis pelo menos mil metros do cansativo roteiro, indispensável a quem admira as belezas naturais de nossa Ilha. 

O manejo da trilha incluiu a roçada, manutenção das drenagens, colocação de roletes de eucaliptos para a construção de escadarias, dando controle da erosão, e o deslocamento de algumas pedras para facilitar a passagem dos visitantes. Além disso, inclui um cronograma de plantios com mudas nativas da Mata Atlântica. A última fase dos trabalhos será a realização da implantação de placas de interpretação e sinalização no percurso da trilha.

Com a previsão de entrega em setembro, a trilha (oficializada pela Lei Municipal nº 5.979/02) fica pronta a tempo do fluxo de verão, já que o caminho está entre os mais visitados da Capital.


A revitalização está a cargo do Programa Roteiros do Ambiente – Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina, criado pelo Departamento de Unidade de Conservação da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), em parceria com a Secretaria de Turismo  (SETUR), Associação Coletivo UC da Ilha e Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia.


galeria de imagens