10/05/2017 - Turismo
Parabéns, Guia de Turismo!

foto/divulgação: Divulgação

Divulgação

 

 A Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico parabeniza os profissionais que apresentam a identidade do destino com honradez e exatidão, através do conhecimento de cultura, histórias e rotinas do local a ser apresentado. A profissão foi regulamentada pela lei n° 8.623, de 28 de janeiro de 1993.

 

Para que o profissional possa exercer a sua função corretamente, este deve ter concluído um curso profissionalizante na área turística e estar cadastrado no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos) e ser classificado em quatro diferentes áreas: guia turismo regional, especializado em atrativos naturais, nacional e internacional. Para cada uma das classificações, existem exigências e competências específicas que o guia turístico deverá ter.

 

Seminário Florianópolis e o Guia de Turismo

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico promoveu no dia 3 de maio de 2017 o Seminário Florianópolis e o Guia de Turismo para discutir e alinhar questões importantes da profissão.

O seminário contou com a participação da presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo, Irma Karla, dos vereadores João Luiz da Silveira e Miltinho Barcelos e das instituições Fecomercio, CDL, ABAV, ACIF e ABIH. Ao final do encontro foi aprovada a “Carta de Florianópolis” que servirá de base na elaboração de uma legislação específica para o segmento.

 

“Acredito que o seminário foi de grande valia para o trade. Alinhamos pontos importantes desta profissão, que se exercida de maneira legal e com a devida formação, faz toda a diferença no receptivo da capital. A aprovação da carta já foi um avanço para o segmento. Ações como essa promovem fortalecimento do setor”, afirma o superintendente de Turismo, Vinícius de Lucca.

 Para o vereador João da Silveira, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal, é urgente o investimento também no turismo de baixa temporada na capital. Durante sua intervenção, ele se comprometeu em apresentar junto ao legislativo municipal ou agilizar a análise de propostas do executivo, visando a regulamentação da atividade de Guia de Turismo em Florianópolis.

 

 Já a presidente da FENAGTUR, Irma Karla, lembrou que o Guia de Turismo tem por obrigação legal respeitar e fazer respeitar a legislação ambiental, o contrato firmado entre a operadora e o cliente e combater a prática do turismo sexual. Ela abordou ainda a necessidade das operadoras e empresas do ramo em contratar profissionais desta área na oferta de pacotes turísticos.