04/08/2015 - Turismo
Lagoa do Peri terá certificação Bandeira Azul
Selo foi concedido pelo júri Nacional do Programa Bandeira Azul

foto/divulgação: Divulgação

Lagoa do Peri deve passar por adequações para receber selo do Programa Bandeira Azul

A Lagoa do Peri, inscrita no Programa Bandeira Azul no início deste ano, receberá a certificação concedida pelo programa às praias e marinas que cumprem os critérios divididos em quatro categorias:educação ambiental, segurança e equipamentos, qualidade da água e gestão ambiental.

 

O local passou por três instâncias de avaliação e pelo Júri Nacional para poder receber o parecer com relação ao selo. A certificação passará ainda por um júri Internacional, que ocorrerá em setembro na Dinamarca.

 

O Júri Internacional é formado pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

 

Ao todo duas praias e duas marinas tiveram os seus certificados renovados durante o último encontro do Programa Bandeira Azul, realizado em 30 de julho. Já outras cinco praias, incluindo a Lagoa do Peri, em Florianópolis, que tiveram suas candidaturas registradas este ano, foram aprovadas para receber a certificação após as adequações, antes do início da temporada 2015/2016.

 

A temporada começará oficialmente a partir do dia 1º de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas até, no máximo, dia 15 de dezembro. O objetivo do programa é unir turismo e lazer às questões ambientais no âmbito local, regional, nacional e internacional. 

 

Renovação da certificação aprovada para:

Praia do Tombo – Guarujá, SP

Prainha – Rio de Janeiro, RJ

Marina Costabella – Angra dos Reis, RJ

Marinas Nacionais – Guarujá, SP

 

Novos candidatos aprovados para primeira temporada, após realização de adequações:

Praia de Palmas – Governador Celso Ramos, SC

Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe – Salvador, BA

Praia do Remanso – Rio das Ostras, RJ

Lagoa do Iriry – Rio das Ostras, RJ

Lagoa do Peri – Florianópolis, SC


LEIA MAIS: Lagoa do Peri é indicada para o Bandeira Azul