17/12/2018 - Turismo
Voluntários conscientizam sobre descarte de plástico nos mares

foto/divulgação: PMF

Voluntários

Na manhã deste sábado, 15, a Prefeitura de Florianópolis iniciou a campanha de conscientização de descarte de plástico em Jurerê Internacional. Mais de 20 voluntários da rede solidária Somar Floripa participaram desta primeira ação com entrega de copos sustentáveis e mutirão de limpeza da praia. 100 mil animais marinhos morrem todos os anos em decorrência da contaminação de plástico nos oceanos, segundo pesquisa da Universidade de Queensland, Austrália. O estudo também mostra que mais da metade das tartarugas do mundo já ingeriram plástico.

 

“Agradecemos a todos os voluntários que estiveram presentes e fizeram parte deste primeiro passo para sermos uma Florianópolis Lixo Zero. Todo este apoio foi fundamental. Vimos o quanto as pessoas estão dispostas a incentivar esta mudança de hábito de descarte de plástico. A iniciativa foi muito bem recebida por todos que estavam aqui curtindo o seu dia de praia”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

 

De acordo com pesquisa da Universidade da Georgia, cerca de oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos anualmente, o equivalente ao despejo nos mares do conteúdo de um caminhão de lixo por minuto. Desta forma, a Prefeitura de Florianópolis sugere aos moradores e visitantes que passem a levar seus próprios copos e canudos reutilizáveis para as praias. Nesta temporada de 2018/2019 serão distribuídos gratuitamente mais de 10 mil copos reutilizáveis na Ilha da Magia.

 

A voluntária da rede solidária Somar Floripa, Fernanda Cavalli Schmitt, parabeniza a iniciativa da administração municipal. “Foi muito bacana poder participar e contribuir com uma causa tão importante como essa. Florianópolis sai na frente de outras cidades com este tipo de ação. E não é só eu que penso assim. Todos que abordei e fiz a conscientização parabenizaram a atitude sustentável”, elogia.