11/01/2019 - Igualdade
Cadeirantes aproveitam praia acessível em dia de sol na Capital

foto/divulgação: Leonardo Sousa

Cadeirantes aproveitam praia acessível em dia de sol na Capital

A ansiedade e alegria tomaram conta da jovem Andreila Salete Franzein, 18 anos, logo que ela chegou na praia de Jurerê Internacional. Ela faz parte do grupo de sete cadeirantes que, com auxílio do projeto Porta a Porta, puderam aproveitar a praia, nesta sexta-feira, 11. Na hora do banho de mar, um auxílio especial: esteiras acessíveis e cadeiras anfíbias facilitaram o tão esperado momento de entrar no mar.

 

Foi a primeira vez que que Andreila teve a oportunidade de frequentar uma das nove praias acessíveis da Capital. “Quando assisti na TV fiquei um pouco com medo, mas aqui, com os salva-vidas, eu me senti muito segura. Eu já tinha vindo sem a cadeira, sabe, mas não é a mesma coisa”, afirma, sorridente.

 

O pequeno Wesley Ribeiro Vieira, 8 anos, também aproveitou o dia de sol. “Eu amo vir na praia, sentir a água do mar, tomar banho e brincar. Em casa eu não tenho muita opção, então fico só no celular. Aqui não. No mar me sinto livre, feliz”, conta.

 

A iniciativa faz parte do programa Floripa dáx um banho, realizado pela Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a iniciativa privada, Corpo de Bombeiros Militar e Porta a porta. A operação dos equipamentos é feita pelos guarda-vidas, que durante todo o tempo de permanência na água, apoiam e zelam pela segurança do cadeirante. O serviço está disponível de segunda a domingo, a partir das 9h.

 

“A prefeitura de Florianópolis realizou mais de 40 obras para viabilizar o acesso do estacionamento de cada uma das nove praias acessíveis até o ponto da praia onde estão a esteira e as cadeiras anfíbias. Além dessas, outras praias receberam melhorias nos decks, rebaixamento de meio fio e recomposição de decks com acesso de cimento. Tudo para que os deficientes também possam curtir nossas praias”, finaliza o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

 

Onde aproveitar as praias acessíveis capital

 

Jurerê Internacional

Ingleses

Ponta das Canas

Barra da Lagoa, Joaquina

Areias do Campeche

Lagoa do Peri

Armação

Cachoeira do Bom Jesus