13/02/2019 - Desenvolvimento
Programa Juro Zero completa 1 ano e meio nesta quinta-feira

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Programa Juro Zero Floripa

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, registrou o valor total de 765 mil reais concedidos em empréstimos para mais de 200 empreendedores da Capital através do Programa Juro Zero Floripa. O dado é referente ao período de um ano e meio de criação do programa. “Sem investimentos não há retorno econômico, não se gera renda e nem empregos. Essa iniciativa veio justamente para potencializar o crescimento das microempresas locais. Dessa forma, o poder público fomenta a expansão e criação de novos negócios, e consequentemente, a arrecadação de impostos”, afirma Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Lançada em agosto de 2017, o programa concede empréstimos sem juros de até 7 mil reais para Micro Empreendedor Individual (MEI) e até 10 mil reais para Micro Empresa (ME) com sede em Florianópolis, de acordo com as condições Juro Zero Floripa. Caso as parcelas do empréstimo sejam pagas em dia pelo microempreendedor, os juros são por conta da Prefeitura de Florianópolis, propositora do programa. Esse modelo de empréstimo é o primeiro no país a ser realizado por um governo municipal. Os atendimentos, cadastros, análises e emissões do crédito são feitos pelo Banco do Empreendedor, instituição parceira do programa. Para solicitar o crédito, os interessados devem comparecer a qualquer unidade do banco em Florianópolis ou ir até o Balcão Juro Zero Floripa no Mercado Público. Mais informações sobre o Juro Zero Floripa podem ser consultadas no link http://bit.ly/ProgramaJuroZeroFloripa

Para estimular ainda mais a área de negócios no município, a Prefeitura de Florianópolis tem colocado em prática, diversos projetos relacionados ao empreendedorismo, como programas de incentivo à inovação, formalização, capacitação, mutirão de atendimento e de facilitação no acesso ao crédito. Em dois anos, a administração municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, realizou eventos abertos aos empreendedores em diversas comunidades do município, levou capacitação para mais de 1,5 mil empresários, fomentou a abertura de mais de 8 mil novos negócios e proporcionou a formalização de 12 mil microempresas. “Os resultados são um reflexo de todas as ações e esforços que a Prefeitura tem feito para estimular o ecossistema de negócios de Florianópolis, que já é reconhecido em todo país, por ter um ecossistema de negócios favorável”, afirma o Superintendente de Desenvolvimento Econômico da Capital, Piter Santana.