19/03/2019 - Pesca e Maricultura
Oficina para construção do Plano de Manejo da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé (Resex)

A Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura (SMPMA) integra o Conselho Deliberativo da Resex, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

A Resex foi criada em  20 de maio de 1992, com a missão de proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental. O ICMBio, com a participação social do Conselho Deliberativo da Resex Pirajubaé, monitora o uso público e a exploração econômica dos recursos naturais, em consonância com as exigências legais e de sustentabilidade do meio ambiente.

 

No último sábado, 16 de março, ocorreu a primeira oficina para tratar do regramento de uso das pesca do camarão dentro dos limites da Reserva Extrativista, que irá definir os locais onde serão permitidas a pesca, quais os petrechos e malhas que poderão ser utilizados e a população beneficiária.

 

O Plano de Manejo da Resex, que ainda está em construção, contempla atividades que se constituem em fontes alternativas de renda, trabalhadas dentro de preceitos sustentáveis e envolvendo a gestão participativa dessas populações

 

Ações como essa representam importante espaço democrático, onde pescadores artesanais e instituições ligadas à pesca podem contribuir para a preservação e utilização sustentável da Reserva Marinha da Costeira do Pirajubaé.